O corpo do padre Luiz César Moraes, que faleceu aos 73 anos, foi sepultado na última quarta-feira (23), em Itajubá, no sul de Minas Gerais. Ele foi encontrado sem vida em sua casa na manhã de terça-feira (22), e as causas de sua morte não foram divulgadas pela família ou autoridades.
Segundo informações da paróquia, o padre não compareceu à celebração da Santa Missa, marcada para às 19h na Paróquia São Benedito. Na manhã desta terça-feira, uma vizinha foi até a casa onde ele morava e o encontrou sem vida.
O Padre César ganhou fama nacional durante a pandemia de covid-19, em 2020, quando, sem querer, ativou filtros animados durante uma celebração transmitida ao vivo. O vídeo se espalhou rapidamente e gerou risadas tanto dos fiéis quanto dos internautas.
Naquele momento, ao perceber o que havia acontecido, Padre César se pronunciou: "Desculpe os efeitos, acionei sem ver para iniciar a gravação da bênção. Deus quer também um pouco de alegria. A intenção foi mesmo de oração. Os efeitos foram sem intenção", explicou ele nas redes sociais, ressaltando que realizava as transmissões sozinho, utilizando a câmera traseira do celular.
Mesmo com o erro técnico, ele aproveitou para transmitir uma mensagem de fé e leveza em tempos difíceis. “Ficou hilário, as caras. Como Ele tira do brejo a flor do copo de leite, do meu erro, ajudou a tornar risonho e hilária a vida de muita gente. Rir faz bem, ainda mais neste tempo de apreensão que estamos vivendo.”
"A Arquidiocese se une em oração e solidariedade aos familiares, amigos e fiéis, agradecendo a Deus pela vida e missão do Padre Luiz." Divulgou a Arquidiocese em nota.
Padre Luiz nasceu em 23 de fevereiro de 1952, em Minas Gerais. Foi ordenado diácono em 2 de fevereiro de 1985, na cidade de Piranguinho–MG, e presbítero em 18 de janeiro de 1986, em Itajubá–MG. Seu lema sacerdotal era: “O Senhor complete em mim a obra que começou” (Sl 137, 8).
Atualmente, residia na Paróquia São Benedito, em Itajubá, onde contribuiu com os trabalhos pastorais da comunidade. Ao longo de sua trajetória, dedicou-se com zelo e amor ao serviço do povo de Deus em diversas paróquias da Arquidiocese.
Sua última benção foi postada na segunda-feira (21), na qual ele pede a proteção de Deus e de Nossa Senhora.