A terceira fase da Copa do Brasil terminou com 16 clubes avançando para as oitavas de final. Embora a maioria das vagas tenha ficado com times da Série A — 12 ao todo —, duas grandes surpresas vieram da Série C: CSA e Retrô eliminaram gigantes do cenário nacional fora de casa. O time alagoano despachou o Grêmio, enquanto a equipe pernambucana superou o Fortaleza, ambos com boas campanhas na temporada.
Além deles, Athletico-PR e CRB, representantes da Série B, também garantiram lugar na próxima fase. Os 12 times da elite que seguem na competição são Atlético-MG, Bahia, Botafogo, Bragantino, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Internacional, Palmeiras, São Paulo e Vasco.
Sorteio pode render clássicos estaduais
Diferente da terceira fase, quando os clubes foram divididos por potes, o sorteio das oitavas de final não terá qualquer tipo de restrição. Isso significa que confrontos entre grandes rivais, como um possível Fla-Flu ou um Choque-Rei, poderão ocorrer já na próxima etapa. A CBF, no entanto, ainda não anunciou a data do sorteio.
As partidas das oitavas estão previstas para os dias 30 de julho e 6 de agosto. O intervalo servirá para que os clubes brasileiros participantes da Copa do Mundo de Clubes — Flamengo, Botafogo, Fluminense e Palmeiras — foquem no torneio internacional, que será disputado entre 14 de junho e 13 de julho.
Premiação atrativa impulsiona disputa
Além da busca pelo título, os clubes seguem motivados pela premiação oferecida pela CBF. Cada um dos classificados às oitavas já garantiu uma cota de R$ 3.638.250. Caso avancem às quartas de final, terão direito a mais R$ 4.740.750.
A cada fase, a disputa fica mais acirrada, não apenas por causa do troféu, mas também pelas cifras envolvidas. Até aqui, a Copa do Brasil vem combinando emoção, favoritismo e surpresas, como é tradicional no torneio que dá chance a todos os cantos do país.