O primeiro dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 registrou 27% de abstenção, mantendo um índice praticamente igual ao do ano passado (26,6%). O percentual é mais baixo que o observado em 2023 (28,1%) e 2022 (28,3%).
De acordo com o ministro da Educação, Camilo Santana, o balanço é positivo. “A abstenção manteve a média e aumentou o número de participantes”, afirmou na noite deste domingo (9). Mais de 4,8 milhões de inscritos estavam aptos a fazer o exame.
O ministro informou que 3.240 candidatos foram eliminados por descumprirem regras, como portar equipamentos eletrônicos, utilizar material impresso, sair da sala em horário não permitido ou deixar o local com o caderno de questões antes dos 30 minutos finais. “Foi tudo tranquilo”, afirmou.
Divulgação do gabarito
O gabarito oficial do primeiro dia de provas será divulgado na quinta-feira (13), segundo Camilo Santana. Ele destacou ainda que o exame foi aplicado em 1.805 municípios e contou com o trabalho de mais de 300 mil profissionais de apoio.
Nesta primeira etapa, os participantes responderam a 90 questões de múltipla escolha das áreas de linguagens, ciências humanas e redação. As provas incluíram língua portuguesa, literatura, língua estrangeira (inglês ou espanhol), história, geografia, filosofia, sociologia, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação.
O ministro avaliou positivamente o tema da redação, que abordou as perspectivas sobre o envelhecimento na sociedade brasileira. “É um tema muito atual e que exige um olhar cuidadoso, pois o país está passando por uma mudança demográfica, com o aumento da população idosa”, observou.
Especialistas consultados pela Agência Brasil destacaram que o tema permitiu discutir assuntos relevantes, como o etarismo — preconceito baseado na idade — e a garantia de direitos das pessoas idosas.
“Prova linda”, diz presidente do Inep
O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palácios, também elogiou a aplicação. “A prova estava linda, maravilhosa, bem alinhada às habilidades e conhecimentos previstos nas referências curriculares. É um grande tema para discutirmos nos próximos dias”, afirmou.
Camilo Santana informou ainda que a reaplicação do exame ocorrerá nos dias 16 e 17 de dezembro. Entre os estudantes que farão as provas novamente estão os afetados pelo tornado no Paraná.
Próximo domingo
O segundo dia do Enem será no domingo (16), com questões de ciências da natureza e matemática.
Além de avaliar a qualidade da educação básica no país, o Enem é uma das principais vias de acesso ao ensino superior. As notas podem ser usadas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que reúne vagas em universidades públicas, e também em programas federais voltados a instituições privadas, como o Prouni e o Fies.
Com informações Agência Brasil
