O Ministério do Trabalho e Emprego lançará, no primeiro semestre de 2025, a plataforma unificada de atendimento (Una), com o objetivo de simplificar o acesso aos serviços oferecidos pelas superintendências, gerências e agências regionais do Trabalho e Emprego. O projeto-piloto da Una começará na próxima quarta-feira, 11, no estado do Rio de Janeiro, permitindo que os cidadãos solicitem atendimento por meio dessa nova plataforma.
O objetivo principal é que as solicitações sejam atendidas de forma mais rápida e segura. Para isso, será oferecido um conjunto de funcionalidades para o gerenciamento de serviços de atendimento presencial ou remoto. A plataforma possibilitará o envio de documentos digitalizados, além de acompanhar ou remarcar agendamentos.
A plataforma oferecerá também ao Ministério do Trabalho e Emprego maior controle e segurança no atendimento, uma vez que os protocolos serão autenticados na plataforma Gov.br, e integrará processos eletrônicos e execução de tarefas.
Os serviços que estarão disponíveis para os cidadãos na plataforma são: a solicitação da relação anual de informações sociais (RAIS), o agendamento e o esclarecimento de dúvidas sobre Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), além de solicitações sobre o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
Também estão previstos o agendamento e esclarecimento de dúvidas sobre abono salarial, registro profissional e o agendamento e seguro desemprego.
Com informações de Agência Brasil