Enem

Quase 5 milhões de participantes realizarão o Enem neste domingo

Os participantes já estão apreensivos com a realização do tradicional Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será aplicado neste domingo (9) e no próximo (16).

 

O Enem de 2025 será realizado neste domingo (9) em 1.804 municípios brasileiros, incluindo as 27 unidades federativas. Apenas em algumas cidades o Enem foi adiado: Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, devido à realização da 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30) na região, bem como em Rio Bonito do Iguaçu-PR, que foi devastada por um tornado na sexta-feira (07).

Camilo Santana, ministro da Educação, falou em rede nacional sobre o exame e aplicação, destacando as oportunidades oferecidas pela prova.

Queremos que todo jovem deste país tenha direito ao sonho que nasce com o Enem. Amanhã é um dia importante para o seu futuro. Separe seu documento com foto, uma caneta preta de tubo transparente e chegue com antecedência ao seu local de prova, lembrou o ministro.

Texto alternativo da imagem
Foto: Divulgação /MEC

Ainda, em reforço a comunicação, o Governo Federal enviou mensagem no Whatsapp e também na Caixa Postal Gov.BR a todos os inscritos, fazendo recomendações aos inscritos: chegar com antecedência aos locais de prova, levar documento com foto, uma caneta preta de tubo transparente, como reafirmou o ministro. Além disso, devem estar atentos quanto aos portões que serão abertos às 12h (horário de Brasília) e fechados às 13h. A prova será iniciada às 13h30. Quanto aos participantes de cidades afetadas por desastres naturais, o governo garantiu a reaplicação do exame.

Ademais, o ministro também apontou que:

O Enem anda de mãos dadas com o Sisu, o Prouni e o Fies — políticas públicas criadas pelo presidente Lula. Junto com a Lei de Cotas e a assistência estudantil, essas políticas mudaram o perfil do ensino superior e deram às universidades a cara da nossa gente.

Para obter mais informações sobre o exame acesse o link criado pelo Inep com respostas às perguntas mais frequentes.

 

Com informações Agência Brasil e MEC

Compartilhar

Tags