Alerta climático

Santa Catarina volta a receber pancadas de chuvas

Entre amanhã (21) e quarta-feira (22), as temperaturas devem subir, ultrapassando os 35 graus Celsius

Nesta segunda-feira (20), Santa Catarina deve enfrentar a volta de chuvas intensas. De acordo com a Defesa Civil do estado, entre a tarde e a noite, uma frente fria em conjunto com a influência de um ciclone marítimo pode resultar em temporais isolados, acompanhados de raios, rajadas de vento e até formação de granizo.

O alerta da Defesa Civil reacende a preocupação da população após um fim de semana sem registros significativos de incidentes relacionados à chuva. As áreas da Grande Florianópolis, Médio e Baixo Vale do Itajaí, litorais norte e sul, além do extremo leste do Alto Vale do Itajaí e dos planaltos Norte e Sul, apresentam um alto risco de alagamentos, enxurradas, destelhamentos e quedas de árvores e galhos, o que pode causar danos à rede elétrica.

Entre amanhã (21) e quarta-feira (22), as temperaturas devem subir, ultrapassando os 35 graus Celsius (ºC) em algumas regiões do Grande Oeste e no litoral catarinense. O risco de temporais e outras ocorrências na divisa com o Paraná é considerado baixo. Na quinta-feira (23), a previsão indica que a instabilidade deve aumentar novamente, com temporais se espalhando por todo o estado.

Na semana anterior (foto em destaque), as chuvas intensas causaram destruição em várias áreas, deixando muitas famílias desalojadas. Foi registrada pelo menos uma morte na cidade de Governador Celso Ramos, que declarou situação de emergência, assim como outros 12 municípios catarinenses: Balneário Camboriú, Biguaçu, Camboriú, Florianópolis, Gaspar, Ilhota, Itapema, Porto Belo, São José, Palhoça, São Pedro de Alcântara e Tijucas.

Até o sábado (18), quando as chuvas deram uma pausa em boa parte do estado, a Secretaria Estadual da Proteção e Defesa Civil já havia contabilizado 320 desabrigados e 995 desalojados.

Com informações de Agência Brasil

Compartilhar

Tags