Tornado no Paraná

Tornado Devasta Rio Bonito do Iguaçu (PR): cinco mortes foram confirmadas

Megaoperação de Resgate: Bombeiros de Várias Cidades, Tropa de Elite (Gost) e Cães de Busca Mobilizados para Atendimento às Vítimas.

 

Texto alternativo da imagem
Foto: Jonathan Campos/AEN

O Governo do Paraná mobilizou diversos bombeiros e ambulâncias para a cidade de Rio Bonito do Iguaçu, atingida por um tornado na sexta-feira (7). Também foram colocadas todas as equipes de salvamento à disposição para os atendimentos emergenciais por toda a região.

Além disso, bombeiros foram deslocados de várias cidades logo após as primeiras notícias. Bombeiros do Grupo de Operações de Socorro Tático (Gost) e tropa de elite também se deslocaram junto com cães de busca. Ambulâncias de Cascavel e Guarapuava estão auxiliando no atendimento aos feridos. Os hospitais da região estão sobrecarregados e a Secretaria da Saúde já disponibilizou leitos em outras localidades se a demanda aumentar nas próximas horas.

Nosso trabalho agora está focado na localização e salvamento das vítimas, vamos passar a madrugada com esse foco, e também na triagem e atendimento hospitalar, assim como policiamento", disse o coronel Jonas Emmanuel Benghi Pinto, subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros do Paraná. "Até meados deste sábado vamos ter um cenário mais factível de desabrigados e desalojados para ajudar melhor as pessoas.

O rastro de destruição deixado pelo tornado é vasto: pessoas feridas e desabrigadas, inúmeros destelhamentos, quedas de estruturas, árvores e postes, além da interrupção nos serviços essenciais de água e luz, com incontáveis casas destruídas. Dados da Defesa Civil confirmam que 90% da área urbana de Rio Bonito do Iguaçu sofreram estragos na infraestrutura. Mais de 432 pessoas já foram atentidas nos serviços de saúde da região, das quais nove tiveram ferimentos graves, com algumas passando por cirurgia. Foram confirmadas mortes em Rio Bonito do Iguaçu (4) e Guarapuava (1). Entre as vítimas de Rio Bonito de Iguaçu estão uma adolescente de 14 anos. Na cidade de Guarapuava, também atingida, foi confirmado uma morte no Assentamento Nova Geração. A vítima foi um homem de 53 anos, que morreu soterrado dentro da própria casa após o desmoronamento  da residência.

Neste sábado (8), o Paraná decretou estado de calamidade pública em Rio Bonito do Iguaçu e um grande contingente de policiais, bombeiros, voluntários e equipes municipais trabalha incansavelmente nas buscas por vítimas na cidade e em municípios vizinhos.

“Decretei o estado de calamidade pública, que nos permite dar mais celeridade aos atendimentos e à liberação de recursos. Já determinei que a Cohapar estude estratégias para a reconstrução das moradias e estamos preparando alojamentos para garantir o amparo às famílias”, afirmou o governador Ratinho Junior.

Conjuntamente o Governo Federal mobiliza equipes para a cidade. Sobre isso o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva firmou que:

 

“Técnicos da Defesa Civil Nacional especializados em ajuda humanitária e reconstrução já estão a caminho das cidades, e profissionais da Força Nacional do SUS prestarão auxílio à população e às equipes do governo paranaense envolvidas no resgate e no auxílio às vítimas”

Ainda, o presidente Lula prestou solidariedade a todas as famílias afetadas:

“Quero expressar meu profundo sentimento a todas as famílias que perderam seus entes queridos no tornado em Rio Bonito do Iguaçu e em Guarapuava, no Paraná. E prestar minha solidariedade a todas as pessoas que foram afetadas”

Estado já mobilizou caminhões da Defesa Civil carregados com cestas básicas, kits de higiene e dormitório, que foram deslocados de Curitiba à região Centro-Sul nesta madrugada. Sobre as doações de alimentos, roupas, água etc., a Defesa Civil do Paraná está orientamdo as pessoas e instituições a não enviarem doações diretamente para a cidade nesse primeiro atendimento emergencial. As principais necessidades, bem como os locais para a destinação de doações serão informadas, em breve, através dos  canais oficiais.

Com Informações Governo do Paraná e Agência Brasil

Compartilhar

Tags