TRANSPLANTE DE ÁRVORES

Belém remaneja árvores em preparação para a COP30

Governo do Estado é o responsável pela ação na cidade

Faltando menos de um ano para a realização da COP30 na cidade de Belém, algumas árvores presentes na cidade foram realocadas em áreas de obras, como o Parque da Cidade, o Porto Futuro II, a Nova Doca e o BRT Metropolitano. Estão passando pelo processo de transplantação, isto é, sendo plantadas em outros locais.

O processo de transplantio é realizado nas áreas que necessitam de supressão vegetal. A remoção das árvores para o novo local de plantio é feita a partir de avaliação de especialistas, que verificam os cuidados e garantias de preservação dos vegetais que serão realocados.

Segundo informações da Agência Pará, de acordo com dados da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), até o momento, há 172 árvores, de mais de 100 espécies diferentes, programadas para o transplantio para o Parque da Cidade e Porto Futuro II. Desse número, 64 já foram mudadas com sucesso após o período de adaptação que dura cerca de setenta e cinco dias.


A obra da Nova Doca, por exemplo, remanejou na própria via duas palmeiras e uma mangueira. Há a expectativa de que quatro árvores, três da espécie Parapará e uma de Ingá, serão retiradas da Rua da Marinha e transplantadas para a zona de obra.

Compartilhar

Tags