Nesta quinta-feira, 26, por meio de reunião virtual, o governador do Estado do Pará, Helder Barbalho, foi reeleito para o cargo de presidente do Consórcio da Amazônia Legal, para o ano de 2025. Este é o terceiro mandato de Barbalho.
A reeleição do comandante possui apoio de nove governadores de estados do Brasil. O governador vai comandar o consórcio novamente no ano da COP — 30 no estado paraense, que será realizada em novembro de 2025.
Em suas falas, Helder vem pregando ações em conjunto com os nove estados, para que o legado do evento seja dissipado para toda a Amazônia.
Consórcio da Amazônia Legal
O consórcio tem o objetivo de aumentar o desenvolvimento sustentável da Amazônia Legal, de forma conjunta e integrada. Outro objetivo é ser usado como referência global em governança, articulação e estratégia de transformação da Amazônia.
A união é formada por nove estados, sendo eles: Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Os estados que fazem parte do consórcio têm 59% do território brasileiro.
Com informações da Agência Pará