Reivindicação

Indígenas ocupam prédio da Seduc em protesto contra o fim do Sistema Modular de Ensino

Eles informam que a proposta é um retrocesso para o acesso à educação

Nesta terça-feira, 14, indígenas de diversas etnias do Pará ocuparam o edifício da Secretaria de Educação (Seduc), na Rodovia Augusto Montenegro, em Belém. A manifestação é uma reação ao encerramento do Sistema Modular de Ensino (Some), modalidade de educação à distância, além de outras reivindicações.

As lideranças indígenas afirmam que o fim do sistema representa um retrocesso para as comunidades que dependem desse sistema para garantir o acesso à educação em áreas isoladas. Eles buscam utilizar a manifestação para destacar as dificuldades enfrentadas por sua categoria e reforçar a importância de políticas públicas que promovam e valorizem a educação pública.

Em nota, Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc) comunica que é contra todo ato de violência e informa que não é verdade que o Sistema de Organização Modular de Ensino (Some) será finalizado. As áreas continuarão a ser atendidas pelo programa, que chega a pagar até R$ 27 mil para que professores atuem em localidades remotas. 

 

Compartilhar

Tags