As obras da Nova Doca e do sistema de saneamento no entorno do canal, essenciais para preparar Belém para a COP 30 em novembro de 2025, entram em novas etapas a partir desta segunda-feira, 2. As intervenções provocarão alterações no trânsito da Avenida Visconde de Souza Franco e nas ruas Jerônimo Pimentel e Tiradentes, com o objetivo de garantir a segurança de pedestres, motoristas e trabalhadores.
Na Avenida Visconde de Souza Franco, o trânsito ficará parcialmente interditado na quadra 7, entre as ruas Aristides Lobo e Tiradentes, com fechamento das duas faixas à esquerda. As duas faixas à direita permanecerão liberadas.
Já na Rua Jerônimo Pimentel, entre a Travessa Almirante Wandenkolk e a Avenida Visconde de Souza Franco, uma faixa será bloqueada para a execução das obras de esgotamento sanitário, com a outra faixa liberada para veículos. Como alternativa, motoristas podem utilizar a Rua Diogo Móia.
Na Rua Tiradentes, o bloqueio parcial ocorrerá entre a Avenida Visconde de Souza Franco e a Travessa Quintino Bocaiúva. A recomendação para desvio é a Rua Ó de Almeida.
Projeto e impacto das obras
A Nova Doca integra um conjunto de sete módulos de intervenção ao longo da Avenida Visconde de Souza Franco. As atividades envolvem fundações, instalação de peças metálicas e cravação de estacas para sustentar a estrutura do canal. A interdição de trechos é necessária para garantir a operação segura das máquinas e a proteção de todos que circulam pela área.
O projeto de saneamento é uma ação complementar à Nova Doca, com foco na coleta de esgoto dos imóveis próximos ao canal. Trechos da Rua Municipalidade, Avenida Senador Lemos, Avenida Pedro Álvares Cabral e Rua 28 de Setembro já receberam intervenções, que agora avançam para a Rua Jerônimo Pimentel e a Rua Tiradentes.
Com apoio da Secretaria Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) e do Departamento de Trânsito (Detran), as mudanças no tráfego visam minimizar impactos e garantir o fluxo seguro na região.
Com informações da Agência Pará.