A Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop) dá continuidade à primeira fase das obras de saneamento ambiental ao redor do canal da Avenida Visconde de Souza Franco (Doca), em Belém. Este projeto é um dos legados da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que acontecerá em novembro na capital paraense.
A partir das 7h de segunda-feira (20), os trabalhos serão realizados na Rua Diogo Móia, entre a Travessa Almirante Wandenkolk e a Avenida Visconde de Souza Franco, onde uma das faixas de tráfego ficará interditada até às 17h do dia 10 de fevereiro.
Área saneada - O projeto de saneamento, que tem como objetivo assegurar a coleta adequada do esgoto sanitário dos imóveis localizados nas proximidades do canal da Doca, já foi implementado na Rua Municipalidade, Avenida Visconde de Souza Franco, Passagem Vila Rica, Avenida Senador Lemos, Avenida Pedro Álvares Cabral, Rua 28 de Setembro, Travessa Almirante Wandenkolk, Rua Antônio Barreto e Rua Domingos Marreiros. Agora, chega à Rua Diogo Móia.
Esta primeira etapa do saneamento da Sub-Bacia 4.1.1 do Una é uma iniciativa do Governo do Pará em colaboração com o Governo Federal, por meio da Itaipu Binacional. O projeto será desenvolvido ao longo da Avenida Visconde de Souza Franco, abrangendo ambas as margens e as ruas adjacentes, promovendo mais saúde e qualidade de vida para os moradores e trabalhadores na área ao redor do canal.
O saneamento na área circundante do canal da Doca inclui aproximadamente 7.600 metros de rede coletora de esgoto; instalação de cerca de 140 Poços de Visita (PV); execução de aproximadamente 700 ramais domiciliares; demolição e recomposição do pavimento asfáltico; além da construção de uma estação elevatória de esgoto e um abrigo para gerador.