O Pará teve redução nos casos de feminicídios com 17% e 10% em casos de lesão corporal. As informações são da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), através da Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira, dia Internacional da Não Violência Contra Mulher.
Os dados informam que a redução foi de 47 casos em 2023, para 39 em 2024, ocasionando a redução e 17% nos casos de feminicídios no Estado. Em lesão corporal, os 10% foram verificados entre os meses de janeiro e outubro de 2023 e 2024.
As iniciativas que ajudaram a reduzir os casos são, por exemplo, o programa “Pró-Mulher Pará”, onde a vítima pode ligar para o 190, e logo em seguida uma viatura vai até o local do crime. A iniciativa tem dois pontos, um repressivo, onde a denúncia é feita imediatamente. E o preventivo onde ocorrem visitas às vítimas, semanalmente, reincidentes.
Outro projeto é o “SOS Maria da Penha”, onde ocorre o monitoramento e o acompanhamento de vítimas em medida protetiva.
As ações são realizadas nos municípios de Belém, Ananindeua, Santarém, Castanhal e Marabá, facilitando o atendimento.
As denúncias podem ser feitas pelo 190 ou disque denúncia 181 falando com a IARA, inteligência artificial rápida e anônima.
Com informações da SEGUP e Agência Pará.