Na última quarta-feira, 26, a Prefeitura de Belém lançou o projeto “Belém em Ordem”, que vai promover diversas medidas que visam aplicar o Código de Postura Municipal, removendo cabos irregulares e fios sem utilização, que acabam poluindo a imagem da cidade.
Em parceria com a concessionária de energia que trabalha no Estado do Pará, a Equatorial, vão desenvolver um grupo de trabalho, que ainda vai contar com a ajuda de órgãos jurídicos, para a definição dos critérios que serão aplicados para diminuir a poluição visual nos postes de Belém.
A parceria estabeleceu que os responsáveis pelos fios irregulares ou que não estão sendo usados terão até 15 dias para a remoção ou normalização dos fios por conta própria. Caso não seja cumprido até a data divulgada, a concessionária de energia terá autorização da prefeitura para retirar os cabos dos postes.
Divulgação
O lançamento aconteceu no Palácio Antônio Lemos, e teve a participação do prefeito de Belém, Igor Normando, da secretária de Zeladoria e Conservação Urbana, Thayta Martins, e representantes da Equatorial.
Durante a sua primeira etapa, os cabos removidos vão ser de 13 vias da capital paraense, onde o mapeamento foi efetuado. As áreas escolhidas usaram os critérios de preservação dos clientes que estão com a situação regularizada.
O prazo dado pelo órgão visa não causar transtornos aos clientes que usam os serviços das empresas com fios expostos, como internet, por exemplo.
Com informações da Agência Belém.