A Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) investiu mais de R$ 90 milhões em 2024 para aquisições, reformas, construção de unidades e melhorias na equipagem das forças de segurança do Pará. O objetivo é reforçar a atuação das instituições de segurança e ampliar a prestação de serviços à população.
Os recursos, que somam R$ 90.474.345,87, foram oriundos do Tesouro Estadual e dos fundos estaduais de segurança pública (Fisp e Fesp), vinculados à Segup.
Aprimoramento tecnológico
Entre as principais aquisições deste ano estão câmeras corporais (bodycams), totens de segurança pública e equipamentos de menor potencial ofensivo, como tasers. A Polícia Científica também recebeu scanners a laser 3D, aparelhos flat scans e sistemas de cromatografia líquida.
O Corpo de Bombeiros foi beneficiado com equipamentos de salvamento e compressores, enquanto as polícias Militar e Civil receberam viaturas blindadas e caracterizadas com cela, além de equipamentos de informática.
Policiamento fluvial
Para reforçar a segurança nos rios, 10 lanchas foram entregues este ano, sendo três delas blindadas. As embarcações foram distribuídas entre os municípios de Porto de Moz, Óbidos, Almeirim, Chaves, São Caetano de Odivelas e Belém. Com motores que variam entre 60, 350 e 600 HP, as lanchas contam com tecnologias modernas para fortalecer o policiamento fluvial.
As informações são da Agência Pará.