Trânsito e mobilidade em Belém

Belém terá bloqueios e restrições de estacionamento durante o evento internacional

Entre os dias 4 e 8 de novembro, circulação e estacionamento serão restritos em diversas vias da capital para garantir segurança e fluidez durante o evento internacional

 

A Prefeitura de Belém anunciou um conjunto de medidas especiais de trânsito e mobilidade urbana que estarão em vigor entre os dias 4 e 8 de novembro, período em que a cidade sediará a Cúpula de Líderes. Durante esses dias, haverá restrições de circulação e proibição de estacionamento em diversas vias que integram as rotas protocolares de deslocamento das comitivas participantes do evento.

As interdições temporárias abrangem as principais rotas oficiais por onde passarão as delegações nacionais e internacionais. Nessas áreas, não será permitido o estacionamento de veículos, a fim de garantir a segurança de todos e o bom funcionamento da cidade durante um dos maiores encontros globais sobre o clima.

Acesso permitido e regras especiais

Poderão circular nas áreas com restrição apenas:

  • veículos oficiais identificados e credenciados para o evento;

  • viaturas de emergência, socorro, defesa civil, segurança pública e fiscalização;

  • veículos de moradores das vias afetadas, exclusivamente para o acesso às residências;

  • prestadores de serviços essenciais, desde que autorizados previamente pela Central de Mobilidade e Trânsito.

Os moradores e trabalhadores que atuam nas vias impactadas terão passagem liberada, mas deverão utilizar garagens ou áreas privativas para estacionar. Veículos deixados nas ruas abrangidas pelo decreto serão removidos para o depósito público, com custos arcados pelos proprietários, além das penalidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Toda a sinalização será instalada antecipadamente para orientar a população.

Fiscalização integrada

O decreto também estabelece a criação de uma Central de Trânsito e Mobilidade, que reforçará a fiscalização em parceria entre a Prefeitura de Belém e o Governo do Estado. A operação contará com equipes da Segbel, Detran, Polícia Militar do Pará (PMPA) e Guarda Municipal de Belém (GMB), atuando de forma coordenada para garantir segurança e fluidez no tráfego durante o evento.

Vias com proibição de estacionamento

As áreas atingidas incluem importantes corredores da cidade, como:

  • Avenida Júlio César;

  • Avenida Duque de Caxias;

  • Avenida Presidente Vargas;

  • Avenida Governador José Malcher;

  • Avenida Visconde de Souza Franco;

  • Avenida Marechal Hermes;

  • Avenida Nossa Senhora de Nazaré;

  • Avenida Magalhães Barata;

  • e a Rodovia Desembargador Paulo Frota, entre muitas outras listadas no decreto.

Também haverá restrições nas adjacências de hotéis que receberão delegações, como as ruas Carlos Gomes, Silva Santos, Gaspar Viana e Travessa Frei Gil de Vila Nova, entre outras.

Além disso, a Passagem Monte Cristo permanecerá interditada completamente durante o período.

Com as medidas, o município busca assegurar a mobilidade e a segurança da população e dos participantes da Cúpula, garantindo o funcionamento da cidade diante da intensa movimentação esperada nos dias do evento.

Com informações Agência Belém. 

Compartilhar

Tags