Palma de Ouro

Brasil marca presença no Festival de Cannes 2025 com novo filme de Kleber Mendonça Filho

Longa O Agente Secreto, com Wagner Moura, está concorrendo ao Palma de Ouro

 

O Festival de Cannes anunciou, na última quinta-feira (10), a aguardada seleção oficial de filmes para sua edição de 2025, que acontecerá entre os dias 13 e 24 de maio, na Riviera Francesa. Entre os destaques da lista está o longa brasileiro "O Agente Secreto", do diretor Kleber Mendonça Filho, que retorna ao evento após as passagens de sucesso com "Aquarius" (2016), "Bacurau" (2019) e "Retratos Fantasmas" (2023).

Estrelado por Wagner Moura, o filme narra a história de Marcelo, um professor universitário que foge de São Paulo rumo ao Recife durante a ditadura militar dos anos 1970, na tentativa de escapar de agentes do governo. Ao chegar à capital pernambucana, durante o Carnaval, ele percebe que está sendo vigiado por seus próprios vizinhos. O longa foi selecionado para a competição principal do festival, disputando a Palma de Ouro, mas ainda não possui data de estreia nos cinemas brasileiros. 

Além do representante brasileiro, outros grandes nomes do cinema mundial também integram a seleção oficial. Entre eles está "Missão: Impossível – O Acerto Final", o encerramento da franquia estrelada por Tom Cruise. Também foi confirmado "Eddington", novo filme de Ari Aster ("Hereditário", "Midsommar"), com elenco estrelado por Emma Stone, Pedro Pascal e Joaquin Phoenix.

Em uma situação curiosa, o filme "Highest 2 Lowest", de Spike Lee, um remake do clássico japonês "Céu e Inferno" de Akira Kurosawa, ficou de fora do anúncio inicial. A presença do longa na competição foi posteriormente confirmada pelo próprio diretor em sua conta no Instagram. O longa é estrelado por Denzel Washington e, horas depois, teve sua inclusão oficializada por Cannes.

Outros títulos presentes na disputa pela Palma de Ouro incluem "O Esquema Fenício", novo filme de Wes Anderson, com elenco de peso formado por Benicio Del Toro, Michael Cera, Scarlett Johansson, Tom Hanks, Willem Dafoe, Bryan Cranston, entre outros. Alpha", de Julia Ducournau, diretora premiada por "Titane". "The History of Sound", de Oliver Hermanus, com Paul Mescal e Josh O'Connor, "Sentimental Value", de Joachim Trier, que retorna ao lado da atriz Renate Reinsve ("A Pior Pessoa do Mundo"), "Nouvelle Vague", de Richard Linklater, sobre os bastidores do clássico francês "Acossado", de Jean-Luc Godard e o filme de abertura "Partir un jour", de Amelie Bonin

Na mostra Un Certain Regard, voltada para olhares autorais e novas vozes do cinema, destaque para "Eleanor the Great", estreia de Scarlett Johansson como diretora. Outro ator que debuta na direção é Harris Dickinson, com o filme "Urchin". Já na abertura do festival, o documentário "Orwell", de Raoul Peck, promete chamar atenção ao explorar a vida e obra do autor de "1984".

Além da seleção de filmes, o Festival de Cannes 2025 prestará homenagem ao ator Robert De Niro, que receberá a Palma de Ouro honorária. A atriz Juliette Binoche foi anunciada como presidente do júri oficial. Outro destaque é o Brasil, que foi nomeado país de honra do Marché du Film, o mercado de cinema do festival, reforçando a crescente visibilidade do audiovisual brasileiro no cenário internacional.

Compartilhar

Tags