Dividida em três episódios de 37 e 51 minutos, a nova série documental “Congonhas: Tragédia Anunciada” já está disponível na Netflix.
O documentário traz a história do maior desastre aéreo brasileiro, o acidente do voo JJ3054 da TAM em 17 de julho de 2007, no aeroporto de Congonhas, em São Paulo. O documentário aborda o impacto do acidente na vida dos envolvidos e nas vidas das famílias das vítimas do chamado “apagão aéreo”, um colapso generalizado de nível nacional que atingiu a aviação brasileira.
Durante forte chuva, a aeronave vindo de Porto Alegre, tentou pousar na pista principal de Congonhas, mas devido à chuva forte não conseguiu desacelerar e ultrapassou os limites da pista atravessando a Avenida Washington Luís e chocando-se em um posto de gasolina e um prédio da própria Tam Express (atualmente Latam). Havia doze pessoas em solo e as 187 a bordo da aeronave, culminando na morte de 199 pessoas.
A produção explora de forma sensível o acidente que trouxe mudanças na aviação civil brasileira, e ainda levanta questionamentos sobre as condições da pista, o excesso de voos e a extensão de um aeroporto localizado em uma área altamente residencial que resultou no desastre e nos impactos ambientais e de saúde pública que ainda persistem na região quase dez anos depois do desastre.