Histórico

Mesmo com recorde impressionante, show de Lady Gaga no Rio não é o maior da história

Com público estimado entre 2,1 e 2,5 milhões, apresentação entra para o hall dos grandes eventos musicais do mundo — mas ainda fica atrás de quatro shows históricos

 

Como mulher, Lady Gaga está no topo do top de artista com maior público já registrado em um show, mas no geral, ela só perde para outros quatro shows que também foram históricos. 

Há quase uma semana acontecia na Praia de Copacabana no Rio de Janeiro o show gratuito de Lady Gaga, realizado pelo programa Todo Mundo No Rio, que continua com grande repercussão no mundo inteiro e principalmente nas redes sociais, seja com trechos de momentos da apresentação, vários memes, afinal é a marca do brasileiro, takes mostrando a Gaga gritando “BRASIL” a cada 1min e muito mais. 

Lembramos que como o show em questão foi o primeiro da Gaga em 13 anos aqui no Brasil, o canal de TV por assinatura Multishow e a plataforma de streaming Globoplay irão exibir novamente o megaevento nesta sexta, 9, às 23h. 

Lady Gaga esteve no Brasil em 2012 para três apresentações em três estados diferentes: Rio de Janeiro (Parque dos Atletas), São Paulo (Estádio do Morumbi) e Porto Alegre (estacionamento da FIERGS) pela turnê The Born This Way Ball. 

Já em 2025, o único show que aconteceu na América do Sul, foi no Brasil. Um momento histórico para a cantora e para a história da música. Com o sucesso de público (produção e prefeitura da capital carioca estimam que entre 2,1 e 2,5 milhões de pessoas compareceram), a apresentação se tornou a maior para qualquer artista feminina na história. 



Apesar disso, segundo dados oficiais e registros históricos, existiram outros quatro shows ao vivo de grande escala que superam os números de público de Lady Gaga. Colocando a artista no top 10, entre a quinta colocação. 

O quarto lugar na lista dos maiores públicos da história da música ao vivo pertence ao francês Jean-Michel Jarre. Em 14 de julho de 1990, ele reuniu cerca de 2,5 milhões de pessoas em La Défense, Paris, em um espetáculo que celebrou o Dia da Bastilha com projeções visuais e ambientações de luzes que transformaram toda a Esplanade em um palco futurista. 

Subindo para o terceiro lugar, o Brasil marca presença com Jorge Ben Jor, que se apresentou na Praia de Copacabana em 31 de dezembro de 1993, durante a celebração de Ano Novo no Rio de Janeiro. O show foi um marco por inaugurar a tradição de grandes apresentações gratuitas no Réveillon carioca. 

A medalha de prata volta para Jean-Michel Jarre, desta vez pelo show em Moscou, em 6 de setembro de 1997. Comemorando os 850 anos da capital russa, o músico reuniu cerca de 3,5 milhões de pessoas nos arredores da Universidade Estatal de Moscou, com mais um espetáculo multimídia de tirar o fôlego. 

No topo da lista está Rod Stewart, que liderou o maior público já registrado em um show: mais de 3,5 milhões de pessoas tomaram a Praia de Copacabana para assistir à apresentação gratuita do cantor britânico durante a virada do ano de 1994 para 1995. O evento entrou para a história como o maior da música ao vivo até hoje. 

Nos próximos dois anos de campanha Todo Mundo No Rio, o prefeito Eduardo Paes diz que deseja trazer shows da banda irlandesa de rock U2 e da diva pop Beyoncé. Será que algum artista conseguirá ultrapassar nomes como Lady Gaga, Jean-Michel Jarre, Jorge Ben Jor ou Rod Stewart? O futuro da música ao vivo ainda pode reservar surpresas. 

Confira abaixo os 10 maiores públicos da história da música ao vivo: 

  1. Rod Stewart – mais de 3,5 milhões de pessoas (Copacabana, 1994/95) 

  1. Jean-Michel Jarre – 3,5 milhões de pessoas (Moscou, 1997) 

  1. Jorge Ben Jor – 3 milhões de pessoas (Copacabana, 1993) 

  1. Jean-Michel Jarre – 2,5 milhões de pessoas (Paris, 1990) 

  1. Lady Gaga – entre 2,1 e 2,5 milhões de pessoas (Copacabana, 2024) 

  1. Antonello Venditti – 1,8 milhão de pessoas (Roma, 2001) 

  1. Madonna – 1,6 milhão de pessoas (Copacabana, 2024) 

  1. Monsters of Rock (diversos artistas) – 1,6 milhão de pessoas (Moscou, 1991) 

  1. The Rolling Stones – 1,5 milhão de pessoas (Copacabana, 2006) 

  1. Live 8 (diversos artistas) – 1,5 milhão de pessoas (Filadélfia, 2005) 

Compartilhar

Tags