Em meio a uma disputa acirrada que agitou a web nas últimas semanas, O Agente Secreto foi a obra escolhida pela Academia Brasileira de Cinema para representar o Brasil na briga por uma sonhada indicação ao Oscar 2026.
O anúncio foi feito na tarde desta segunda,15 de setembro, pela Academia. O thriller político de Kleber Mendonça Filho concorrerá a uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional, cujo os pré-selecionados serão anunciados em 16 de dezembro e os cinco finalistas no dia 22 de janeiro do ano que vem.
Apesar de já favorito, nas últimas semanas o longa estrelado por Wagner Moura dividiu seu favoritismo com o drama Manas, de Marianna Brennand. A disputa entre os dois, se deu pela forte campanha criada ao redor de Manas às vésperas do anúncio, incluindo o apoio luxuoso de Sean Penn e 70 empresas. O público por sua vez, criticou a empreitada e apoiou o longa de Mendonça Filho movimentando rache tags nas redes sociais.
Outros grandes títulos também estiveram nessa disputa, sendo eles o também premiado O Último Azul, de Gabriel Mascaro; Baby, de Marcelo Caetano; Kasa Branca, de Luciano Vidigal; e Oeste Outra Vez, de Érico Rassi. A escolha foi feita por uma bancada composta por críticos, atores, diretores e jornalistas, todos especialistas em sétima arte.
Com estreia nos cinemas marcada para 6 de novembro, O Agente Secreto conta a história de Marcelo, vivido por Wagner Moura, um professor que se muda de São Paulo para o Recife na esperança de fugir do caos de seu passado, mas o que era para ser um refúgio, se torna um verdadeiro pesadelo, quando Marcelo descobre que está sendo espionado.
O longa vem ganhando destaque nos festivais por onde tem passado, em sua estreia, no badalado Festival de Cannes, faturou os prêmios de Melhor Ator e Melhor Diretor, dobradinha inédita para o cinema brasileiro e feito raríssimo em Cannes. Por conta de tal feito, o longa foi abraçado pela Neon, a famosa produtora de cinema independente responsável por lançar filmes vencedores do Oscar como Parasita(2018) e Anora(2025).
Sobre "O Agente Secreto"
Marcelo é um professor especializado em tecnologia, que decide se mudar para o Recife em 1977, na tentativa de se reaproximar de seu filho e fugir de um passado violento e misterioso. Em meio a censura dos anos de chumbo da Ditadura Militar, Marcelo é considerado suspeito de praticar atividades subversivas e passa a ser espionado por seus vizinhos. Em pouco tempo, o que era para ser seu refúgio, se torna um verdadeiro pesadelo, com perseguições políticas e dramas pessoais.
Quem está no elenco?
Com Wagner Moura no papel principal, o elenco é composto por Maria Fernanda Cândido, Alice Carvalho, Gabriel Leone, Isábel Zuaa, Rubens Santos, Udor Kie, Thomás Aquino, Suzy Lopes, Buda Lira, Carlos Francisco, Wilson Rabelo e Laura Lufési.