Anunciado durante a edição anual da Star Wars Celebration, realizada este ano em Tóquio por Kathleen Kennedy, presidente da LucasFilm, e pelo diretor criativo da empresa, Dave Filoni.
Dirigido por Shawn Levy, do mais recente filme Deadpool & Wolverine, o filme intitulado de Star Wars: Starfighter terá salto temporal de cinco anos após os eventos de Star Wars: Episódio IX – A Ascensão Skywalker (2019) e promete ser “uma aventura inédita” e “personagens completamente novos, ambientados em um período de tempo ainda não explorado nas telas.” O início das produções está marcado para acontecer ainda este ano e tem data de lançamento prevista para 2027.
Ainda no evento, Ryan Gosling deu uma palavrinha para os fãs: “Estar aqui e ver todos vocês torna tudo ainda mais inspirador. Há tanta criatividade e imaginação neste espaço, tanto amor. É um ótimo lembrete do quanto o cinema pode significar para nós — especialmente estes filmes,” disse o ator. “A Força é algo misterioso, mas, estando aqui, posso dizer que a Força são os fãs. Tudo o que podemos desejar é: que a Força — quer dizer, os fãs — estejam conosco.”
Shawn Levy, ao lado de Ryan Gosling, completa: "Não é um prelúdio, não é uma sequência. É uma nova aventura.”
Por fim, o filme Starfighter será lançado um ano após o lançamento do Spin-off ‘The Mandalorian & Grogu’ previsto para 22 de maio de 2026.