Estreante na categoria, Jack Doohan ainda não conseguiu surpreender os chefes da Alpine, que cogitam substituí-lo por Franco Colapinto no GP da Emília-Romanha. Doohan, ao contrário de Gasly, ainda não marcou pontos na temporada. O piloto australiano vem enfrentando muitas críticas durante a temporada.
Os rumores de uma possível substituição ganharam força devido à performance insatisfatória do piloto. Na primeira volta do Grande Prêmio da Austrália, primeira corrida do calendário, Doohan se envolveu em um acidente, além de receber uma penalização de 4 pontos no GP da China, uma semana depois. O australiano também bateu no segundo treino livre do GP do Japão, no dia 6 de abril.
No GP de Miami, realizado no último domingo (4), Doohan se envolveu em incidente com Liam Lawson e declarou:
“Como todos sabem, nada foi intencional”, afirmou o piloto. “Infelizmente, ele ficou espremido ali. Não sei, talvez houvesse um carro do lado de fora dele. Precisamos analisar melhor, porque o desfecho não foi bom para mim e acho que também não ajudou ele.”
“Temos que manter a cabeça erguida. Agora é olhar para frente, rumo a Ímola.”
Oakes fala sobre mudança na equipe
Oliver Oakes, chefe de equipe da Alpine, comentou sobre a situação:
“Acho que foi um patrocinador argentino, fora das câmeras, dando sua opinião sobre o Franco. Mas temos sido bastante claros como equipe: isso é só ruído. Jack precisa continuar fazendo um bom trabalho. É natural que haja especulações.”
Oakes referiu-se a Horacio Marín, CEO da YPF, companhia energética argentina e patrocinadora de Colapinto. Durante uma entrevista, o CEO foi flagrado fora do ar afirmando que o argentino estaria pilotando o carro da Alpine em Ímola.
No entanto, Oakes respondeu que Doohan “é nosso piloto por enquanto”. O chefe de equipe também afirmou: “Estamos sempre avaliando nossa dupla de pilotos.”
Colapinto conta com o respaldo de Briatore
Franco Colapinto, de 21 anos, assinou com a Alpine em janeiro deste ano como piloto reserva da equipe francesa. O argentino estreou na categoria pela Williams, em 2024, substituindo Logan Sargeant em nove etapas da temporada e pontuando em duas oportunidades: Baku e Austin. Flavio Briatore, conselheiro executivo da Alpine, estaria certo de colocar Franco Colapinto no assento que hoje é de Jack Doohan. Acredita-se que o argentino seja um piloto mais pronto, seguro e capaz de entregar resultados com mais constância.