Os nadadores Gabriel Araújo, conhecido como Gabrielzinho, e Carol Santiago foram agraciados com os troféus de melhores atletas do Prêmio Paralímpicos 2024, durante uma cerimônia realizada na noite desta quinta-feira (12) no Tokio Marine Hall, em São Paulo.
O Prêmio Paralímpicos, maior premiação do paradesporto nacional e organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2011, homenageou atletas de 24 modalidades na noite desta quinta-feira, 12. pic.twitter.com/uyeY5hdG85
— Ministério do Esporte (@EsporteGovBR) December 13, 2024
O mineiro de 22 anos foi um dos destaques da delegação brasileira nos Jogos Paralímpicos de Paris (França), conquistando três medalhas de ouro (100 metros costas, 200 metros livre e 50 metros costas) na classe S2 (comprometimento físico-motor).
Por sua vez, a mineira de 39 anos, atleta da classe S12 (baixa visão), se tornou durante os Jogos de Paris a maior campeã paralímpica da história do Brasil. Na capital francesa, ela garantiu três medalhas de ouro (50 metros livre, 100 metros livre e 100 metros costas) e duas pratas (100 metros peito e revezamento 4x100 metros livre 49 pontos). Assim, Carol totalizou 10 pódios paralímpicos (seis ouros, três pratas e um bronze).
Em uma categoria na qual o vencedor foi escolhido por meio de votação popular, a paulista Giovanna Boscolo foi eleita Atleta da Galera. Ela conquistou a medalha de bronze na prova do lançamento de clava da classe F32 (lesões encefálicas) nos Jogos de Paris.
Durante a cerimônia, foi feita uma homenagem póstuma à multimedalhista Joana Neves. A nadadora faleceu este ano aos 37 anos devido a uma parada cardiorrespiratória e recebeu o troféu Memória Paralímpica, concedido a uma personalidade que deixou sua marca na história do Movimento Paralímpico.
Ao longo da sua carreira, Joaninha conquistou importantes medalhas, incluindo três paralímpicas: duas pratas e três bronzes durante os Jogos de Londres (2012), do Rio (2016) e de Tóquio (2020).
A noite também celebrou novos talentos do esporte paralímpico. Um deles foi Rebeca Silva, que após garantir o ouro olímpico na capital francesa recebeu nesta quinta-feira o troféu de atleta revelação.
Além disso, foram premiados na cerimônia Fábio Vasconcelos com o troféu de Melhor Treinador em Modalidades Coletivas pelo seu trabalho à frente da seleção brasileira de futebol para cegos e Amaury Veríssimo como Melhor Treinador em Modalidades Individuais.
Com informações de Agência Brasil