No último final de semana, a equipe suíça marcou seus primeiros pontos na F1. Hülkenberg obteve um resultado admirável, terminando em P5 após largar no 15º lugar do grid. A exibição de Nico no GP da Espanha chamou a atenção, principalmente pelos desafios que o alemão enfrentou durante a corrida.
Nico foi forçado a sair da pista após um leve toque na curva 1 e retornou atrás de Gabriel Bortoleto, seu companheiro de equipe. Com isso, a manobra do piloto fez com que ele saltasse para a décima posição, com uma estratégia eficiente.
Um dos principais fatores para o resultado de Hülkenberg foi a estratégia de um pit stop. Uma parada antecipada fez com que o piloto perdesse algumas posições; porém, a escolha de permanecer na pista com pneus médios por um período maior se mostrou proveitosa. O safety car na volta 55 fez com que Nico concretizasse seu resultado positivo, oportunizando que o piloto aproveitasse um jogo novo de pneus macios.
Com o reinício da corrida, Nico largou em oitavo e rapidamente ultrapassou Isack Hadjar e Lewis Hamilton, cruzando a linha de chegada em sexto lugar. Com a penalidade de 10 segundos aplicada a Max Verstappen, Hülkenberg subiu para a quinta posição, garantindo os primeiros 10 pontos da Sauber na temporada.
O resultado significativo da Sauber se deve às melhorias adicionadas no carro. Nico disse que essas atualizações colaboraram, juntamente com os controles mais rígidos sobre as asas flexíveis, para a performance da equipe. O piloto alemão notou uma evolução nas curvas rápidas, o que era um dos pontos fracos da Sauber.
Além disso, a estratégia de pneus foi fundamental para o desempenho da equipe. Nico conseguiu ultrapassar a Ferrari de Lewis Hamilton na parte final da corrida. Esse feito pode ser atribuído aos novos pneus que o alemão tinha, enquanto Hamilton possuía um conjunto usado. Esse fato destacou a importância dos pneus na performance do carro durante a corrida.
O próximo desafio da Sauber e de Nico será no Grande Prêmio do Canadá, que ocorrerá de 13 a 15 de junho.