João Fonseca é considerado o novo prodígio do tênis mundial. Aos 18 anos, o brasileiro conquistou neste domingo, 22, o título do Next Gen ATP Finals ao derrotar o americano Learnen Tien, de 19 anos, com um placar de 3 sets a 1: 2/4, 4/3, 4/0 e 4/2.
Natural do Rio de Janeiro e atual 145º do ranking mundial, Fonseca já havia sido campeão do US Open juvenil no ano passado, vencendo Tien na final. Durante o torneio em Jedá, na Arábia Saudita, ele terminou invicto, com cinco vitórias e uma premiação de R$ 3,2 milhões. Essa é a primeira vez que um sul-americano conquista o Next Gen ATP Finals.
A competição reúne os oito melhores tenistas com até 20 anos desde 2017. Com essa vitória, Fonseca se junta ao italiano Jannik Sinner e ao espanhol Carlos Alcaraz como um dos três jogadores mais jovens a vencer o torneio. Sinner tinha 18 anos e dois meses quando ganhou em 2019, enquanto Alcaraz tinha 18 anos e seis meses em 2021.
O JOGO
No primeiro set, Fonseca foi surpreendido logo no início, tendo seu saque quebrado por Tien. Apesar de alguns bons pontos, o americano fechou o set em 4/2. No segundo set, Fonseca não se deixou abalar e começou a sacar bem, levando a partida para um tie-break onde venceu por 10/8.
O terceiro set foi dominado por Fonseca, que abriu rapidamente uma vantagem de 3 games a 0 e venceu com segurança. No quarto set, Tien tentou reagir, mas Fonseca conseguiu quebrar seu saque e garantiu a vitória no torneio com um jogo sólido e consistente.
Com Informações Agência Brasil