Conclave

Habemus Papam: Capela Sistina sinaliza eleição de sucessor de Francisco

Após cada votação, as cédulas são queimadas em uma chaminé especial da Capela Sistina, no Vaticano. A fumaça branca nesta quinta-feira(08) indica eleição de um novo pontífice

 

Três votações foram contabilizadas para eleger um novo papa até o anúncio na tarde desta quinta-feira(08). Por volta das 13h08, a chaminé colocada no topo da Capela Sistina anunciou que a votação foi oficialmente encerrada e um novo Papa foi escolhido pelos cardeais.

Apesar da pausa às 11h30 para o almoço, os cardeais-eleitores retornaram a Casa Santa Marta para votação na parte da tarde. Especulações apontaram que a fumaça deveria sair pela chaminé durante a tarde, por volta de 12h30 até às 14h. Tradicionalmente, o novo pontífice costuma aparecer na sacada da Basílica de São Pedro entre 30 e 60 minutos após a emissão da fumaça branca.

São necessários 2/3 dos votos para estabelecer um sucessor do Papa Francisco, somatizando 133 votos. A última cerimônia da Congregação Geral dos Cardeais antes da abertura do conclave apontou alguns cardeais como favoritos, entre eles estão: O italiano Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano, Jean-Marc Aveline, que supostamente seria uma preferência de indicação de Francisco para sucedê-lo, Luis Antonio Tagle um cardeal-Bispo progressista que representaria um novo cénario diante da diminuição de padres asiáticos e Matteo Zuppi, que representa o favoritismo da ala política esquerda da Igreja Católica, também conhecido como “padre de rua” pelo hábito de acolher a classe definida como "marginalizada".

Em 1978, o brasileiro Aloísio Lorscheider foi eleito Papa, tornando-se o primeiro latino-americano a conquistar votos suficientes no Conclave. No entanto, por motivos de saúde, optou por não assumir o cargo.

Outros apontamentos destacam os nomes dos Cardeais: Pierbattista Pizzaballa, Luis Tagle, Fridolin Ambongo, Péter Erdo, Charles Bo, Robert Sarah, Pietro Parolin e Malcolm Ranjith. O anúncio oficial deve ser divulgado em breve.

Compartilhar

Tags