Festa nas ruas de Belém

Alepa declara bloco ‘Império Romano’ como Patrimônio Cultural Imaterial do Pará

Evento é realizado todo dia 25 de dezembro

O bloco carnavalesco Império romano foi declarado patrimônio cultural imaterial do Pará pela Assembleia Legislativa do Pará, nesta terça-feira, 3.

Em sua 54° edição, o bloco foi fundado em 1970 e é realizado todo dia 25 de dezembro de cada ano. O evento é considerado o primeiro manifesto de carnaval do Brasil, pela organização.

A proposta para ser considerado patrimônio cultural imaterial veio por intermédio da deputada do PSOL, Lívia Duarte. O projeto é da lei Nº 600/2023, e ainda vai passar pela aprovação do Governador.



2024

O Império Romano adota um tema ecológico este ano: "O Império Sustentável na COP30: Na Glória Romana da Reciclagem". O objetivo é inspirar a reflexão sobre a responsabilidade individual na preservação ambiental. Alinhado com os princípios da COP30, o bloco inova ao utilizar roupas confeccionados com materiais ecologicamente corretos, demonstrando na prática o comprometimento com a sustentabilidade.

Além de sua tradicional abertura do carnaval do município no dia 25 de dezembro deste ano, o Império Romano reforça seu papel social. O bloco realiza ações de saúde pública, distribuindo preservativos e oferecendo orientações aos foliões, promovendo assim um carnaval não apenas alegre, mas também seguro e consciente.

Indumentários

Será realizado a venda dos indumentários para que as despesas e custos possam ser pagos durante o cortejo. Esse feito, foi um modo que a organização do evento achou para que ele ocorresse na região, mantendo viva a tradição do bloco.

O indumentário sai a partir de R$ 100, em pagamento à vista ou R$ 120, em pagamento no cartão de crédito.

Compartilhar

Tags