Uma reunião foi realizada, nesta terça-feira (3), pela Comissão de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Sustentável da Alepa, para criar estratégias para conter as queimadas no Estado.
A reunião foi uma solicitação da presidente da Comissão, Maria do Carmo, com o intuito de criar soluções e estratégias para frear as queimadas no Estado.
O objetivo do comitê é realizar ações que combatam os incêndios na região, ações para as pessoas que moram nesses locais, a volta de serviços essenciais que foram interrompidos por conta do fogo. Também é destaque a intermediação entre os três poderes, municipal, estadual e federal.
O presidente do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio), Nilson Pinto, destacou ações estratégias como o Plano de Manejo Integrado do Fogo, onde a técnica deve ser feita nos tempos onde a chuva é abundante.
Outro destaque na reunião, é o conhecimento para um manejo sustentável para agricultores, o que deve ocasionar na diminuição do uso do fogo na produção.
Durante o evento, a presidente da comissão e o presidente do Ideflor-bio, destacaram o trabalho em conjunto que deve ser realizado na esfera pública.
Participaram da reunião além do Ideflor-bio e Alepa, os deputados estaduais Iran Lima, Andreia Xarão, Ana Cunha, Fábio Freitas e Rogério Barra. Também marcaram presença o Corpo de Bombeiros Militar do Pará, da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Comando Militar do Norte.
Com informações da Agência Pará.