Na manhã desta quarta-feira, 18, manifestantes que protestavam contra a votação da PL que afeta a categoria educacional no Estado do Pará foram alvos de balas de borracha e spray de pimenta pela Polícia Militar, em frente à Assembleia Legislativa do Pará (Alepa). Este é o segundo dia de protestos contra o projeto de lei.
O projeto de lei, de autoria do governo do Pará, propõe mudanças no estatuto do magistério, incluindo o fim dos planos de cargos, carreiras e remuneração dos professores do Estado.
A PL 729/2024 foi apreciada com urgência e obteve 28 votos a favor e 10 contra. Anteriormente, o projeto já havia recebido pareceres favoráveis de órgãos da Alepa.
De acordo com o portal G1 Pará, dois professores foram atingidos por balas de borracha, sendo uma delas no rosto. Além disso, dois manifestantes foram levados para a delegacia.
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram um grande número de policiais ao redor da Alepa, bloqueando a entrada do prédio e impedindo o acesso dos manifestantes. Em outro vídeo, um homem é atingido na costa por uma bala de borracha.