Dom José Luís Azcona, bispo emérito da Prelazia do Marajó, morreu nesta quarta-feira, 20, aos 84 anos. Ele recebia cuidados paliativos da equipe médica e lutava contra um câncer no pâncreas.
No dia 28 de outubro ele deu entrada em um hospital em Belém e foi diagnosticado com uma obstrução intestinal maligna, acúmulo de líquido no abdômen e derrame pleural.
Em um comunicado divulgado no dia 1º de novembro, a equipe médica falou da fragilidade do paciente e que esta condição impedia procedimentos cirúrgicos, sendo a obstrução irreversível, sem tratamento com chances de cura.
LEGADO
Dom Azcona nasceu em 28 de março de 1940, na Espanha, cidade de Pamplona. Ele foi nomeado bispo por São João Paulo II, em 1987 e ficou até 2016 à frente da Prelazia do Marajó.
No Arquipélago do Marajó ele trabalhou na defesa dos direitos humanos e foi até ameaçado de morte. Também foi um ícone na luta contra a exploração sexual de crianças e adolescentes.
Em nota, a Prelazia do Marajó confirmou seu falecimento:
Com imenso pesar, a Prelazia do Marajó comunica o falecimento de seu Bispo Emérito, Dom José Luís Azcona Hermoso, ocorrido na manhã desta quarta-feira, 20 de novembro de 2024. Dom Azcona tinha 84 anos de idade e estava internado em cuidados paliativos no Hospital Porto Dias, em Belém.
Nesse momento, nossa Prelazia do Marajó enlutada louva a Deus pela vida e ministério de nosso bispo emérito e pede ao Senhor Bom Pastor, que o acolha em sua misericórdia e lhe conceda o descanso eterno.As informações sobre as exéquias e chegada em Soure serão divulgadas posteriormente.