SERÁ?

Obra no Canal da Timbó revitaliza e promete fim dos alagamentos em Belém

Requalificação inclui melhorias estruturais, redes de saneamento, pavimentação e urbanização viária, marcando novo capítulo para a população

O Governo do Pará entregou nesta segunda-feira, 6, a requalificação do trecho do canal da Timbó, entre a Rua União e a passagem José Leal Martins, em Belém. A obra, que integra o pacote de preparativos para a COP30, em novembro de 2025, representa um marco histórico na luta contra os alagamentos na capital paraense.

Com investimento de mais de R$ 39 milhões, realizado em parceria com o Banco Nacional do Desenvolvimento Social (BNDES), o projeto incluiu a recuperação das paredes do canal, a instalação de novas redes de abastecimento de água, esgotamento sanitário e drenagem pluvial, além de melhorias urbanísticas.

Por décadas, os moradores da região enfrentaram enchentes constantes que causavam prejuízos materiais e riscos à saúde.

Além das intervenções no canal, o projeto contemplou a construção de duas passarelas, uma ponte, ciclofaixa, urbanização das vias e pavimentação asfáltica de cerca de 1 quilômetro das ruas paralelas. Também foram realizados trabalhos de aterramento de quintais e melhorias no entorno, garantindo um ambiente mais funcional e acessível para os moradores.

A entrega do canal da Timbó é a primeira de uma série de obras planejadas para preparar Belém para sediar a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30). Desde 2019, o governo estadual investiu mais de R$ 1,6 bilhão na requalificação de 17 canais, beneficiando mais de 520 mil pessoas e reforçando o compromisso com a infraestrutura sustentável e a prevenção de alagamentos.

A obra não apenas resolve problemas históricos, mas também projeta um futuro mais seguro e moderno para Belém, deixando um legado significativo para a população e para o evento internacional.

Compartilhar

Tags