No último sábado (23), o DJ brasileiro Alok realizou um show gratuito em Belém, dando início à contagem regressiva para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (COP30), que será realizada na capital paraense em novembro de 2025. O evento reuniu 250 mil pessoas, no estacionamento do estádio Mangueirão.
Um evento global com impacto local
A COP30 é a maior cúpula climática do mundo, reunindo líderes de mais de 190 países para discutir e estabelecer metas de enfrentamento aos efeitos das mudanças climáticas. Durante a conferência, espera-se que sejam firmados novos compromissos para a redução das emissões de carbono e a preservação ambiental.
Preparativos em andamento
Para receber o evento, Belém está passando por uma série de obras de infraestrutura, com foco em melhorias urbanas que visam beneficiar a população no longo prazo. As iniciativas envolvem projetos que vão desde mobilidade urbana até reformas em espaços destinados à realização da conferência.
A vice-governadora do Pará, Hana Ghassan, que preside o Comitê Estadual para a COP30, já havia destacado que as ações estão sendo planejadas para deixar um legado positivo para o estado, promovendo desenvolvimento sustentável e integração com as pautas ambientais discutidas no evento.