Você já comprou um produto novo de skincare e, quando foi testar, seu rosto ficou cheio de espinhas? Então, sofreu provavelmente de “purging” ou “efeito purging”. Purging significa “expurgo”, termo este que refere-se a uma reação temporária da pele que ocorre com a inclusão de novos produtos na rotina de skincare.
Esta expressão pode trazer controvérsias, pois a explicação para o purging não são exatamente baseadas totalmente em estudos. Mas, a partir de observações e investigações sobre o assunto, quem realiza a skincare costuma realizar um processo de aceleração do período de renovação celular, estimulado pelos cosméticos em uso.
O que é o purging e quanto tempo dura?
Purging seria o ato da pele expulsar as camadas internas da pele para a superfície, e, de certa forma, realizando a limpeza da pele de sujeiras que existiam nas camadas mais profundas. Este efeito ocorre quando se inicia o uso de um novo produto que estimula a renovação celular da pele, como ácidos, vitamina C e retinol.
Esse processo de renovação celular acelerado aumenta a produção de células epiteliais, e faz com que as impurezas, os restos de células mortas, excesso de oleosidade e bactérias, alojadas nas camadas mais profundas da pele, sejam trazidas à superfície mais rapidamente. E consequentemente, resultando em lesões acneicas, como cravos, espinhas com pus.
Em relação à duração, elas podem variar dependendo de pessoa para pessoa, do tipo de pele, extensão da acne e até da extensão da concentração do ingrediente. Porém, geralmente, podem durar até três meses. Após esse período, a pele volta a se adaptar ao novo produto, e diminui o processo de purging.
Purging ou Breakout ?
O purging e breakout são muitas vezes confundidos por terem reações semelhantes, porém são reações totalmente diferentes. Enquanto o purging refere-se ao processo de purificação da pele, o breakout está associado a uma má recepção da pele aos produtos de cosméticos, resultando no entupimento dos poros. As principais diferenças são que, no caso do purging, as lesões surgem em áreas mais comuns ao surgimento da acne, como a zona T, formada por testa, queixo e bochechas. Já no caso do break out, as lesões podem aparecer em qualquer área do rosto, incluindo locais onde você normalmente não tem acne.
Como tratar o Purging?
O efeito purging é apenas uma reação temporária, pois ela é reflexo do processo de limpeza da pele, e portanto ela desaparece naturalmente sem necessidade de tratamento. Contudo, se quiser uma maneira de diminuir os efeitos, pode tentar inserir os novos produtos aos poucos, e usá-los dia sim e dia não, e manter a pele limpa diariamente também é essencial para reduzir os efeitos da reação.