Você tem o hábito de tirar os sapatos quando chega em casa? O tópico divide opiniões, variando a depender de cada região ou costume familiar. Mas saiba que esse pequeno gesto pode assegurar a proteção do ambiente doméstico contra a presença de diversos microrganismos através da contaminação cruzada.
A contaminação cruzada por meio dos sapatos ocorre quando bactérias, vírus, fungos e outros microrganismos, que podem estar presentes em ambientes externos ou em superfícies internas, são transferidos para áreas consideradas limpas através dos sapatos. A partir disso, esses ambientes se tornam potenciais locais de contaminação.
De acordo com um estudo, publicado na revista de ciências da saúde da Universidade do Arizona, foram encontradas bactérias coliformes - geralmente encontradas em fezes - em cerca de 96% dos sapatos usados nas ruas. O estudo ainda revelou que 27% desses sapatos testaram positivo para a presença da bactéria E.coli, microorganismo associado a diversas infecções intestinais.
Atenção redobrada
A adoção do hábito de tirar os sapatos antes de entrar em casa vai além da contaminação por microrganismos. Nossos sapatos podem também carregar uma série de contaminantes, como substâncias químicas e alérgenos, diretamente para o piso de casa, o que pode afetar, principalmente, as crianças e os animais domésticos.
Por terem um contato mais direto com o chão, esse público se torna o mais vulnerável a todos esses possíveis contaminantes, o que pode causar desde o surgimento ou agravamento de alergias até problemas respiratórios mais complexos.
Cuidados a serem tomados
Agora, sabendo de todos os riscos que o ato de usar calçados de rua dentro de casa pode implicar à segurança do seu lar, é importante se atentar a essas dicas de limpeza:
- Guarde os seus sapatos antes de entrar em casa: Regra principal a ser tomada. Ao chegar da rua, reserve os seus calçados em um espaço perto da porta de entrada. Dê preferência a chinelos ou andar descalço dentro de casa.
- Indique as suas visitas para deixar os sapatos antes de entrar: A atitude pode ser vista como estranha, mas é fundamental para a segurança do seu lar. Mostre aos seus convidados onde eles podem colocar seus sapatos e ofereça chinelos no lugar.
- Limpe com frequência o piso de sua casa: A frequência recomendada para limpar o piso de casa varia dependendo da situação. Em geral, deve ser feita uma vez por semana. No entanto, áreas como a cozinha e o banheiro, que são mais sujeitas a bactérias, podem precisar de limpeza mais frequente, como duas vezes por semana.