Cuidado

SESAB desmente aumento de casos na Bahia

Dados mostram diminuição no casos registrados em comparação a outros anos no mesmo período

 

A semanas, vem circulando nas redes sociais, um suposto surto do vírus HIV e AIDS entre jovens de 14-19 anos, na Bahia, com foco em Salvador — capital baiana. Contudo, a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB), informou que os dados não conferem.

Rodeava nas mídias que o número de registros entre os adolescentes, ultrapassava a marca de 11mil, sendo uma meia verdade. Em 2025, foram reagistrados, na Bahia, apenas 93 casos, enquanto em outros anos, a mesma faixa etária passava de 100 casos.

“Considerando todas as idades, na Bahia, de janeiro de 2023 a 02 de agosto de 2025 foram diagnosticados 11.187 casos de HIV e Aids, 8.005 (72%) no gênero masculino, 3.164 (28%) no gênero feminino e 18 casos com gênero ignorado.” Informa a SESAB em nota oficial, publicada no site do governo estadual.

Como se previnir?

Apesar do numero sucinto de casos, pelo Sistema Único de Saúde, é disponibilizado, por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBS), Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA’s) e, até mesmo, em Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s), a testagem para o vírus e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s)

Para além do HIV e AIDS, é fornecido, publicamente, métodos contraceptivos e de prevenção a IST’s, ocorrendo a distribuição gratuita de camisinhas, Profilaxia Pré- Exposição (PREP) e em caso de urgência com o vírus HIV, a Profilaxia Pós-Exposição (PEP).

Compartilhar

Tags