Alerta de chuvas intensas

Brasil enfrenta dia de calor, chuvas e ventos intensos nesta terça; saiba mais

Quase 20 estados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste estão sob aviso de chuvas intensas. Veja os detalhes:

 

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão para esta terça-feira (22), logo após o feriado prolongado, indica que boa parte das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste deve continuar registrando pancadas de chuva ao longo do dia. Ainda de acordo com o Inmet, o tempo firme deve prevalecer apenas em Sergipe, Pernambuco, Alagoas, no Distrito Federal e em parte de Goiás. 

Apesar de estar fora das áreas sob aviso meteorológico, a Região Sudeste também deve registrar chuva fraca ao longo desta terça-feira (22). Entre as capitais, Vitória deve apresentar a temperatura mais alta, com máxima de 28°C. Em São Paulo, os termômetros não devem passar dos 24°C; em Belo Horizonte, a máxima será de 25°C; e no Rio de Janeiro, de 27°C. 

Já a Região Sul é a única do país sem previsão de chuva. Em Porto Alegre, o dia será de céu parcialmente nublado, com máxima de 26°C. Em Curitiba, os termômetros devem variar entre 12°C e 24°C, com céu encoberto, mesma condição prevista para Florianópolis, onde a temperatura deve ficar entre 16°C e 25°C. 

ACUMULADO ELEVADO DE CHUVA 

O alerta emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) abrange toda a Região Norte, o Nordeste com exceção de Sergipe, Pernambuco e Alagoas —, além de Mato Grosso, o norte de Mato Grosso do Sul, o interior de Goiás e o extremo norte de Minas Gerais. Nessas áreas, também há previsão de ventos intensos, com rajadas que podem alcançar os 60 km/h. 

Mesmo com a instabilidade, o calor deve marcar presença em diversas capitais do Nordeste, como Teresina (30°C), João Pessoa (32°C) e Natal (31°C). No Norte, os termômetros devem subir ainda mais: Manaus e Palmas devem registrar até 33°C, Belém chega aos 30°C, e Porto Velho lidera com a maior máxima entre as capitais — 34°C. 

Compartilhar

Tags