Águas Mornas, um município charmoso e acolhedor, localizado no interior de Santa Catarina, vivenciou no último sábado, 12 de abril, um momento inesquecível com a realização da 1ª Osterbaumfest, evento que consagrou também a inauguração da primeira Osterbaum oficial da cidade.
A Osterbaum (Árvore de Páscoa) refere-se a uma tradição herdada dos imigrantes alemães e que seus descendentes mantêm viva. A árvore é um dos maiores símbolos da Páscoa para os alemães, juntamente com a tradição de pintar a mão os ovos com tintas naturais. E Águas Mornas não inaugurou qualquer árvore: com mais de 21 mil casquinhas de ovos, já foi reconhecida como a terceira maior árvore de Páscoa do mundo, segundo informações da equipe de organização do projeto. O evento não só enfatizou o espírito da Páscoa, como também promoveu um verdadeiro resgate da cultura germânica, que faz parte das raízes da cidade.
O município está completamente envolto no espírito da temporada. Ruas, praças, prédios públicos, comércios e escolas ganharam cor e beleza com a presença das tradicionais Osterbaums, que decoram a cidade e a transformam em um lindo cenário temático. O projeto foi um esforço coletivo que uniu alunos, pais, professores, coordenadores, secretarias da prefeitura, empresas locais e o comércio.
Em nota oficial, o prefeito de Águas Mornas, Pedro Francisco Garcia, ressaltou a importância estratégica da Osterbaumfest:
“Esse evento marca uma nova fase para nossa cidade, que a partir de agora abre oficialmente suas portas para o turismo. É um novo momento de desenvolvimento e valorização da nossa história, nossas tradições e nosso povo.”
“Além de resgatar nossa cultura alemã e fomentar o turismo na cidade, o maior objetivo foi unir a comunidade e fazer com que todos se engajassem no projeto. O crescimento da cidade e do turismo só irá acontecer com a participação e colaboração de todos”, destacou Weliton Sidnei Kirchner, idealizador do projeto e presidente do Conselho Municipal de Turismo.
A 1ª Osterbaumfest já se consolida como um marco histórico para Águas Mornas e promete entrar de vez para o calendário anual de eventos da cidade. Com o brilho das casquinhas coloridas, o envolvimento da comunidade e a chancela da cultura alemã, a pequena cidade catarinense agora sonha alto — e com motivos de sobra para isso.
A decoração vai permanecer até o dia 4 de maio e já vem impulsionando o turismo local, atraindo visitantes de várias regiões de Santa Catarina — e até da Alemanha.