Neste sábado (26) ocorreu o sepultamento do papa Francisco, na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma. Papa Francisco se tornou o primeiro papa a ser enterrado fora do Vaticano em 122 anos.
O próprio Francisco pediu antes de morrer para ser enterrado lá. Um cortejo fúnebre que levou o caixão para a igreja contou com a presença de 150 mil pessoas.
O funeral ocorreu na Praça de São Pedro, no Vaticano. A cerimônia, que durou 2 horas e 10 minutos, contou com mais de 250 mil pessoas, além de diversos chefes de Estado.
A Missa de Exequias começou a cerimoniar, celebração dedicada aos fiéis que faleceram. A celebração deveria contar com 220 cardeais e 740 padres perto do altar, de acordo com a agência de notícias Reuters, além de 4 mil padres na praça.
Um número limitado de pessoas foi permitido na Praça de São Pedro, além de um amplo corredor de segurança estabelecido entre o Vaticano e a Praça Pio XII, para permitir que autoridades circulem.
Cortejo e sepultamento do papa Francisco
Leão XII foi o último papa sepultado fora do Vaticano, em 1903.
O percurso do cortejo foi realizado por mais ou menos 5,5km de extensão, passando por vários monumentos de Roma, incluindo o Coliseu.
Já o sepultamento ocorreu de forma privada, em uma cerimônia, porém visitas ao túmulo poderão ocorrer a partir de domingo (27). "Franciscus", seu nome em latim, foi a inscrição dada