Informalmente apelidado de “Janjapalooza”, uma alusão ao famoso festival Lolapalooza, o Festival Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, nada mais é do que um festival que ocorrerá na semana que antecede a reunião da Cúpula do G20 no Rio de Janeiro.
Com as datas marcadas para os dias 14 e 16 de novembro, o evento é organizado pela primeira-dama, Janja, em uma colaboração com o Ministério da Cultura. O festival acontecerá na Praça Mauá, localizada na Zona Portuária da cidade do Rio de Janeiro.
Com shows gratuitos de artistas consagrados como Zeca Pagodinho, Seu Jorge, Daniela Mercury, o objetivo do festival é integrar a população local aos eventos diplomáticos que acontecem na cidade e garantindo acesso democrático de cultura para todos.
Patrocinado pelo Banco do Brasil, BNDES, Petrobras, Itaipu, Prefeitura do Rio de Janeiro, Governo Federal e Unica - União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia.
Em um post no Instagram, Janja celebrou e fez o convite ao festival:
'Olha só, estou passando aqui porque eu estou muito feliz que finalmente me deixaram contar. Dias 14, 15 e 16, lá no Rio de Janeiro, no Boulevard Olímpico, ali do ladinho do Museu do Amanhã, vai acontecer o Festival Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. Esse é o momento da gente celebrar a arte e a cultura como um poder transformador de combate à fome e à pobreza no mundo'.
O evento promete programação rica e cachês de R$30 mil aos artistas. A entrada para o público é franca