Diversos municípios brasileiros anunciaram transporte coletivo gratuito para inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024, que realizarão as provas neste domingo (3) e no próximo, dia 10 de novembro.
Em 17 capitais, a gratuidade será oferecida para determinados modais, como metrôs, trens, ônibus ou até bicicletas compartilhadas. Além da gratuidade, outras cidades implementaram medidas para facilitar o acesso dos candidatos, incluindo reforço de linhas, ativação de rotas que normalmente não operam aos domingos, ampliação do horário de funcionamento e redução de intervalos entre as viagens.
Em outubro, a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), que representa cerca de 40 milhões de estudantes no país, solicitou a gratuidade do transporte público às autoridades estaduais e municipais das capitais brasileiras, com o objetivo de garantir a participação de mais jovens no exame. A Ubes destacou que, em média, 48% dos estudantes inscritos no Enem deixam de comparecer aos dias de prova por dificuldades financeiras para arcar com o custo do transporte.
Capitais com transporte gratuito
De acordo com levantamento da Ubes e da Agência Brasil, as seguintes 17 capitais terão ao menos um modal de transporte gratuito para os inscritos no Enem:
- Belém e região metropolitana
- Aracaju
- Belo Horizonte – bicicletas compartilhadas
- Boa Vista – mediante solicitação à prefeitura
- Campo Grande
- Florianópolis – com reembolso mediante declaração
- Fortaleza
- João Pessoa
- Maceió
- Natal
- Porto Alegre – com liberação do cartão TRI para estudantes
- Porto Velho – para estudantes da rede pública
- Rio Branco
- Salvador – com gratuidade no metrô garantida pelo governo estadual
- São Luís
- São Paulo
- Teresina
Informações sobre o Enem 2024
Mais de 4,3 milhões de candidatos estão inscritos no Enem deste ano, que será realizado em 1.753 municípios e aplicado em cerca de 10 mil locais, como escolas e faculdades, totalizando aproximadamente 140 mil salas de aplicação.
Os candidatos devem consultar o local de prova na Página do Participante no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) utilizando login e senha do Gov.br. Recomenda-se que os participantes cheguem com antecedência, considerando possíveis imprevistos. Em ambos os domingos de aplicação, os portões de acesso estarão abertos a partir do meio-dia e serão fechados às 13h (horário de Brasília).
Com informações da Agência Brasil.