Neste domingo, 3 de novembro de 2024, candidatos de todo o Brasil participaram do primeiro dia de provas do ENEM 2024. Entre os diversos temas abordados no exame, uma questão destacou o Círio de Nazaré, celebração religiosa realizada anualmente no Norte do Brasil.
A questão integrou o caderno de Ciências Humanas e abordou a origem histórica da festa, desde suas raízes em Portugal no século XV até a primeira homenagem à Virgem em 1793, no Brasil. Realizada há mais de duzentos anos no estado do Pará, a procissão também teve seu valor cultural e histórico destacado, enfatizando a importância que ela tem para os fiéis, que vêm de todo o mundo para acompanhar a celebração.
Foto: Reprodução/Redes sociais
A pergunta no exame questionava os motivos que justificam o reconhecimento do Círio de Nazaré como patrimônio histórico no Brasil.
Círio de Nazaré
O Círio de Nazaré é uma procissão anual que ocorre no município de Belém (PA) no segundo domingo de outubro, uma tradição com mais de duzentos anos no estado.
A romaria oficial é composta por sete momentos: traslado, romaria rodoviária, romaria fluvial, moto-romaria, trasladação, procissão do Círio de Nazaré e recírio, todos realizados durante o mês de outubro.
Para os paraenses, ver a manifestação religiosa mencionada em uma questão do Exame Nacional do Ensino Médio é um motivo de orgulho, pois demonstra a importância cultural do evento não só para a Região Norte, mas para todo o Brasil e o mundo.