As inscrições para o 43º Exame de Ordem da OAB estão abertas e vão até o dia 13 de janeiro. Os candidatos que querem realizar a prova devem se candidatar através do site da Fundação Getúlio Vargas, a FGV.
Para se inscrever, o candidato deve ser formado em bacharel em Direito, e até mesmo os que ainda colaram grau, mas que já concluíram o curso. Discentes que estão nos dois últimos períodos da graduação também podem realizar a prova.
Aos que queiram realizar a prova, devem acessar o site da banca organizadora e preencher o formulário de inscrição. Durante o preenchimento do formulário, o candidato deve escolher a seccional e a cidade onde deseja realizar a prova.
A taxa de inscrição é de R$ 320 e deve ser paga até o dia 26 de março deste ano. A isenção da taxa de inscrição pode ser solicitada por membros de famílias de baixa renda, que possuem cadastro único. A solicitação deve ser efetuada até o dia 13 de janeiro, e enviado o documento que comprove, através do site.
Fases
A prova possui duas fases, a primeira é realizada mediante prova objetiva, com 80 questões, que abordam assuntos como direitos humanos, ambiental, internacional entre outros. Para ser aprovado, o candidato deve acertar pelo menos 50% das questões.
A segunda fase é a redação de uma peça profissional e a resolução de quatro questões discursivas. As questões são feitas segundo a área jurídica escolhida no ato da inscrição.