PREPARE A CARTEIRA

Pix por aproximação chega ao Brasil e promete revolucionar pagamentos instantâneos

Novo recurso permite pagamentos com apenas um toque e será disponibilizado para todos os usuários do pix a partir de fevereiro de 2025

O Banco Central e o Google apresentaram nesta segunda-feira, 04, o novo sistema de PIX por aproximação, um recurso que permite pagamentos instantâneos ao apenas aproximar o celular do terminal de pagamento. A novidade estará disponível para todos os usuários da ferramenta a partir de fevereiro de 2025, mas, inicialmente será liberada para quem utiliza a carteira digital do Google Pay, em uma parceria entre as duas empresas.

A nova funcionalidade oferece mais praticidade e segurança ao usuário, eliminando a necessidade de QR Codes e permitindo a escolha de contas bancárias vinculadas às carteiras digitais. Em parceria com o Banco Central, o Google é o primeiro a lançar a tecnologia, que promete ampliar a presença do pix no comércio e a confiança do consumidor. 

O sistema utiliza a tecnologia NFC (Near Field Communication), permitindo que o consumidor faça o pagamento apenas aproximando o celular desbloqueado da maquininha, eliminando o processo de escanear códigos QR. A novidade chega primeiramente para usuários do Google Pay com contas vinculadas ao PicPay e C6, e, nas próximas semanas, também estará disponível para clientes do Itaú. Para realizar o pagamento, basta que o consumidor desbloqueie o celular e o aproxime do terminal de pagamento, que, por meio da tecnologia NFC, estabelece a conexão e carrega os detalhes da transação.

Para impulsionar o uso do pix por aproximação, o Banco Central e o Conselho Monetário Nacional aprovaram regras que estabelecem limites para transações feitas em dispositivos desconhecidos. Além disso, foi lançado o Modo Noturno pelo Google, que, ao ser ativado, impedirá transações Pix para contas de pessoas físicas desconhecidas entre 20h e 6h.
Pedro Romero, diretor de Wallet & Banking no PicPay, acredita que a nova função trará um crescimento significativo nas transações pix para estabelecimentos comerciais, destacando que a experiência facilita o pagamento e proporciona “mais segurança e rapidez para comerciantes e consumidores.”

A previsão de lançamento nacional do pix por aproximação está marcada para 28 de fevereiro de 2025, quando todos os usuários terão acesso à funcionalidade. Além disso, o Google anunciou que integrará um novo botão “Pagar com GPay” em aplicativos de e-commerce, que reduzirá etapas de pagamento e melhorará a experiência do usuário.
Essa inovação faz parte de uma evolução contínua do sistema financeiro no Brasil, que tem como objetivo aproximar ainda mais o consumidor de soluções de pagamento modernas, seguras e práticas.

Compartilhar

Tags