O período para a solicitação da taxa de isenção do exame nacional do ensino médio (Enem) 2025 finaliza nesta sexta-feira(25).Os interessados deverão pedir a isenção pela Página do Participante, com o login único do Gov.br. Demais informações sobre as inscrições ainda serão divulgadas pelo Ministério da Educação (MEC).
A isenção é a principal alternativa para os aqueles estudantes que são de baixa renda conseguirem prestar o Enem de forma gratuita, que é uma das principais portas de entrada para o ensino superior no Brasil. Para garantir a gratuidade do enem, o participante tem que comprovar sua renda fixa.
Gratuidade no Enem:
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo Enem, providência a gratuidade da taxa de inscrição para pessoas que se enquadrem nos seguintes perfis:
- Matriculados no 3º ano do ensino médio em escola pública (em 2025);
- Aqueles que fizeram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada e que possuam renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio;
- Pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica por serem de família de baixa renda, com registro no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico);
- Participantes do programa Pé-de-Meia.
Mesmo com o pedido de isenção, o estudante precisará realizar a inscrição para o Enem. O período de inscrição ainda será divulgado pelo MEC. Os candidatos interessados em pedir a gratuidade, deverão comprovar os requisitos exigidos. Os documentos aceitos para a solicitação da gratuidade estão descritos no Anexo II do edital. Dentre os demais, a declaração escolar que comprove estar frequentando a última série do ensino médio em 2025, na rede pública; e comprovante da renda declarada.
Justificativa da ausência
Segundo o MEC, os participantes que não compareceram ao Enem nos dois dias de prova do Enem de 2024, terão que justificar sua ausência, caso queiram participar no Enem de 2025 de maneira gratuita.O prazo para realizar esse procedimento também será de 14 a 25 de abril. A justificativa de ausência no Enem 2024 é realizada na página do participante
Cronograma
Solicitação de isenção da taxa/Justificativa de ausência: 14 a 25 de abril
Resultado das solicitações de isenção da taxa/Justificativa de ausência: 12 de maio
Período de recursos: 12 a 16 de maio
Resultado dos recursos: 22 de maio
Sobre o Enem
O Exame Nacional do Ensino Médio realiza a avaliação do desempenho escolar dos estudantes ao final da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas, o Enem tornou-se a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, a partir da nota destes candidatos, por meio do processo seletivo realizado pelo Ministério da Educação (MEC) a partir do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni). Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame.