A terceira fase da Copa do Brasil foi movimentada nesta quinta-feira (1º), com seis partidas de ida que já começam a desenhar os primeiros cenários rumo às oitavas de final. Cruzeiro, Flamengo e Criciúma largaram na frente, enquanto os outros três confrontos não tiveram um vencedor neste primeiro embate.
No Mineirão, o Cruzeiro venceu com autoridade o Vila Nova por 2 a 0. Com dois gols de Kaio Jorge ainda na primeira etapa, o time mineiro aproveitou o apoio dos mais de 27 mil torcedores para construir boa vantagem para o jogo da volta, em Goiânia.
Na Paraíba, o Flamengo foi dominante, fez o dever diante do Botafogo-PB e saiu na frente com uma vitória por 1 a 0, no Estádio Almeidão. O gol rubro-negro foi marcado pelo garoto Joshua, de 17 anos, no final do segundo tempo. A equipe carioca leva a vantagem para o Maracanã.
Quem também se deu bem foi o Criciúma, que venceu o Red Bull Bragantino por 1 a 0 no Estádio Heriberto Hülse. O volante Matheus Trindade marcou o único gol da partida e garantiu a vitória da equipe catarinense, que agora joga pelo empate fora de casa.
Outros três confrontos terminaram empatados. No interior paulista, Santos e CRB ficaram no 1 a 1. O argentino Benjamin Rollheiser abriu o placar para o Peixe, mas Herculano deixou tudo igual no início da segunda etapa. O goleiro Gabriel Brazão foi o destaque do alvinegro, defendendo um pênalti nos minutos finais.
Em Ponta Grossa, Operário-PR e Vasco também empataram por 1 a 1 em jogo marcado pelo equilíbrio. Nuno Moreira abriu o placar para a equipe carioca no primeiro tempo. O gol de empate dos donos da casa veio dos pés de Gabriel Boschilia, num belo chute de fora da área.
Já em Brusque, o duelo contra o Athletico-PR terminou sem gols, em um jogo de poucas chances e muita marcação. A decisão da vaga fica em aberto para o confronto na Ligga Arena, em Curitiba.
Os jogos de volta estão marcados para os dias 20, 21 e 22 de maio, e definirão os 16 clubes que seguem na disputa pelo título da Copa do Brasil.