Após a exclusão do León, do México, do Mundial de Clubes e indefinição de critérios para a nova ocupação da vaga, o Barça decidiu pleitear sua candidatura à vaga, caso vencesse a Champions, mas o que a princípio parecia viável, se mostrou algo bastante complicado para a equipe.
Primeiro porque as vagas para os clubes europeus já haviam sido preenchidas com os últimos quatro campeões da Champions e demais equipes com base no ranking da Fifa e segundo porque há uma agenda de amistosos na Ásia durante o mês de julho e, uma quebra de contrato ocasionaria em gastos financeiros.
Somado a tudo isso, há também a questão do cansaço da equipe, já que caso os catalões avançassem na competição de clubes, que vai até 13 de julho, o elenco não teria férias e isso impactaria negativamente no desempenho da equipe que inicia a temporada 2025/2026 em agosto.
Diante de tantas dificuldades, o clube decidiu abandonar a disputa mesmo sem ter a vaga garantida, se tornando também a principal ausência do torneio.
Da exclusão do León
O clube mexicano descumpriu a regra do Artigo 10, parágrafo 4° do regulamento do Mundial de Clubes da Fifa, na qual proíbe que clubes que possuem o mesmo dono, seja ele pessoa física ou jurídica, disputem a mesma competição.
O Grupo Pachuca é o responsável pelo León e pelo Pachuca, ambos conseguiram se classificar para o mundial, no entanto, pelo descumprimento da regra, um deles ou os dois devem deixar a disputa. Logo, o escolhido da vez foi o León.
A diretoria do clube afirma que irá recorrer da decisão do Comitê de Apelação da Fifa. Até lá, a vaga no grupo D, que conta com Flamengo, Espérance e Chelsea, segue em aberto e aguardando a decisão do TAS (Tribunal Arbitral do Esporte).
Do Mundial de Clubes da Fifa 2025
A competição entre clubes, que promete ser a maior e melhor já realizada pela Fifa, acontecerá entre 14 de junho e 13 de julho deste ano, nos Estados Unidos.
Várias equipes de diferentes países e continentes estão na briga pelo título, entre elas quatro clubes brasileiros: Flamengo, Botafogo, Fluminense e Palmeiras.