A FIFA anunciou no começo de Fevereiro de 2024, os 16 estádios escolhidos para receber as partidas da Copa do Mundo 2026 que acontecerão entre os dias 11 de junho a 19 de julho de 2026, que será realizada em três países: Estados Unidos, México e Canadá. As seleções foram divididas em 12 grupos, onde os dois melhores de cada grupo e os oito melhores terceiros colocados seguem para fase de mata-mata. Os jogos foram distribuídos de acordo com as fases do campeonato. A fase de grupos terá jogos em todas as cidades sedes, a primeira parte do mata-mata será disputada em 14 sedes, enquanto as oitavas de final serão disputadas em oito estádios. A partir das quartas de final, todas as partidas serão sediadas nos Estados Unidos.
No ano de 2022, a FIFA anunciou a escolha dos três países, depois de visitas realizadas em ambos os países para garantir que os estádios indicados por estes atendessem ao “padrão FIFA”.
O que é um estádio padrão FIFA?
Para que um estádio receba o selo de qualidade FIFA, ele deverá atender a uma série de requisitos pré-estabelecidos pela entidade. Alguns deles são:
- Campo com 105 metros de comprimento e 68 metros de largura
- O estádio deve ter capacidade mínima de 30 mil pessoas sentadas para receber uma partida internacional de futebol. Para receber uma final da Copa do Mundo, a capacidade mínima deve ser de 60 mil pessoas sentadas
- O estádio deve ser de fácil acesso, sendo de transporte público ou particular, e conter hotéis, centros comerciais e aeroportos próximos.
- Sobre segurança, os estádios contêm escadas, obstáculos, corredores livres, saídas de emergências bem demarcadas, além de sala de primeiros socorros bem direcionados. Sobre a segurança dos jogadores e suas comissões, ambos devem ter vestiários com 150m² e todas as instalações disponíveis para ambos devem ser idênticas, além de terem entradas exclusivas com espaço livre para circulação de carros, ônibus e ambulâncias
- Para o conforto dos espectadores, a FIFA estipula centímetros mínimos para assento, encosto e distância entre as cadeiras, orienta que a visão do estádio deve ser livre de qualquer ponto do local, além de pontos de acessibilidade que desde rampas para cadeiras e assentos para acompanhantes.
Estádios do Mundial
Os jogos do Mundial aconteceram em 16 cidades-sede, com divisão feita pela FIFA na Costa Oeste, Costa Leste e Central. No Canadá, as cidades escolhidas foram Toronto e Vancouver. Cidade do México, Guadalajara e Monterrey são as cidades sede no México. Já nos Estados Unidos as cidades escolhidas foram: Seattle, São Francisco, Nova York, Miami, Los Angeles, Kansas, Houston, Filadélfia, Dallas, Boston e Atlanta.
Campo BMO
Localizado em Toronto , é a casa do Toronto FC, vai receber a primeira partida da seleção canadense no Mundial de 2026, além de mais cinco partidas. Com capacidade atual de 30 mil pessoas, o estádio terá sua capacidade aumentada para 45 mil pessoas.
lugar BC
Com capacidade de pouco mais de 54 mil pessoas, o estádio localizado em Vancouver vai receber o terceiro jogo da seleção canadense da fase de grupos e mais jogos, sendo um deles, uma cinco partidas válidas pelas oitavas de final.
Estádio Azteca
O estádio sediará a abertura da Copa do Mundo. O palco do primeiro jogo se localizado na Cidade do México , possui capacidade para 83 mil pessoas, será o primeiro estádio no mundo a abrir três Copas do Mundo sendo as anteriores os mundiais de 1970 e 1986.
Estádio Akron
A arena localizada na cidade de Guadalajara receberá um jogo de abertura, juntamente com o estádio Azteca. A Casa do Clube Desportivo Guadalajara, tem capacidade para 45 mil pessoas e receberá um dos jogos da seleção mexicana pela fase de grupos.
Estádio BBVA
Está localizado na cidade de Monterrey e tem capacidade para 53 mil pessoas. O “Gigante de Aço” como é conhecido, venceu três jogos da fase de grupos e um jogo da primeira fase de mata-mata do mundial.
Campo Lúmen
Casa do Seattle Seahawks (NFL), Seattle Sounders (MLS) e Settle Reign (NWSL), receberão seis partidas deste Mundial, tendo capacidade para 68 mil pessoas e localizada em Seattle .
Estádio Levi's
Localizado na cidade de Santa Clara , região pertencente ao condado de São Francisco , é residência do San Francisco 49ers da Liga Nacional de Futebol Americano (NFL), tem capacidade para 68 mil pessoas e receberá seis jogos pela Copa de 2026.
Estádio Metlife
O estádio fica entre as cidades de Nova York e Nova Jersey , já recebeu a final da Copa América em 2016 e em 2026, será palco da final da Copa do Mundo no dia 18 de julho. O New York Jets e o New York dividem a casa, com capacidade para 82 mil pessoas que irão receber oito jogos, incluindo a final.
Estádio Hard Rock
Velho conhecido pelo público de futebol americano, é casa do Miami Dolphins e veterano em receber finais do Super Bowl, o estádio localizado próximo a região costeira de Miami , vai receber o jogo de disputa de terceiro lugar da Copa do Mundo em 2026, além de mais seis jogos, tendo capacidade de 65 mil pessoas.
Estádio SoFi
Inaugurado no ano de 2020, o estádio localizado em Los Angeles com capacidade para 70 mil pessoas, vai receber seis partidas da fase de grupos, além de duas partidas da seleção americana também pela fase de grupos.
Estádio Arrowhead
Com capacidade para 76 mil pessoas, o estádio vai receber seis jogos da Copa de 2026, incluindo um valendo pelas quartas de final. A atual casa do Kansas City Chiefs precisará passar por reformas estruturais para se adaptar ao Mundial.
Estádio NGR
O estádio localizado na cidade de Houston tem capacidade para 72 mil pessoas e receberá seis jogos do Mundial, sendo cinco pela fase de grupos. Foi o primeiro estádio da NFL com teto retrátil e é a casa do Houston Texas.
Estádio Lincoln Campo Financeiro
A cidade da Filadélfia abrigou o estádio que vai receber seis partidas, sendo a mais decisiva valendo pelas oitavas de final. O Philadelphia Eagles, da NFL, é dono do estádio com capacidade pouco mais de 67 mil pessoas.
Estádio AT&T
Com capacidade para 80 mil pessoas e casa do Dallas Cowboys (NFL), o estádio localizado na cidade de Dallas , vai receber nove jogos do Mundial.
Estádio Gillette
O jogo mais importante do estádio será válido pelas quartas de final, jogo esse incluído nos sete jogos que acontecerão no estádio localizado em Boston . Com capacidade para pouco mais de 65 mil pessoas, é conhecida como a casa do New England Patriots.
Estádio Mercedes-Benz
A casa do Atlanta Falcons (NFL) receberá oito jogos da Copa do Mundo de 2026. Com sua arquitetura moderna e cobertura retrátil, o estádio localizado em Atlanta tem capacidade para 71 mil pessoas.
Alterações para a Copa do Mundo de 2026
Além do tamanho do campo, a FIFA determina que todos os estádios escolhidos devem ser de gramado natural, ou que pode ser um ponto de tensão para uma parte dos estádios-sede nos Estados Unidos, uma vez que sete dos onze locais utilizam gramado artificial.
Outros tipos de alterações nos padrões FIFA já foram realizados, como no Estádio BBVA do México que realizou a troca do seu sistema de iluminação para atender aos pontos da organização, que vão desde a posição dos refletores do estádio, a potência das lâmpadas utilizadas em todo o sistema de iluminação do campo e das instalações. Todos os estádios estão sujeitos ao corte da Copa do Mundo, caso não estejam dentro dos padrões determinados pela FIFA.