Hugo Calderano fica fora de torneio nos EUA por restrição ligada a viagem anterior a Cuba

Número 3 do ranking mundial, mesatenista brasileiro é impedido de disputar Grand Smash em Las Vegas por mudança nas regras de isenção de visto dos EUA

 

O brasileiro Hugo Calderano, atual número 3 do mundo no ranking da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF), foi impedido de disputar o WTT Grand Smash dos Estados Unidos, em Las Vegas, devido a um problema relacionado à entrada no país. O torneio, um dos mais importantes do circuito mundial — comparável aos Grand Slams do tênis — começa nesta sexta-feira (4), e Calderano foi barrado por conta de uma viagem anterior a Cuba.

O atleta, que possui cidadania portuguesa e costuma entrar nos Estados Unidos com isenção de visto por meio do sistema ESTA (Sistema Eletrônico para Autorização de Viagem), foi informado pela Alfândega e Proteção de Fronteiras (CBP) que não era mais elegível para o benefício. A negativa se deu porque ele esteve em Cuba em 2023, para disputar o Campeonato Pan-Americano e o torneio de qualificação para os Jogos Olímpicos de Paris — ambos organizados pela ITTF.

“Segui o mesmo protocolo de todas as viagens anteriores que fiz aos Estados Unidos utilizando o meu passaporte português. Ao ser informado sobre a situação, mobilizei toda a minha equipe para conseguir um visto regular de emergência, mas, infelizmente, não houve tempo hábil. É frustrante ficar fora de uma das mais importantes competições da temporada por questões que fogem do meu controle, especialmente vindo de resultados tão positivos", lamentou o vice-campeão mundial.

Diante da demora na resposta do ESTA, a equipe de Calderano entrou em contato com o CBP para entender o motivo da pendência. Foi então que descobriram que a visita à Cuba, feita após 12 de janeiro de 2021, tornava o atleta inelegível para a entrada com dispensa de visto, segundo regras do Programa de Isenção de Visto dos EUA.

Com o tempo apertado, Calderano e sua equipe buscaram um visto de emergência, com o apoio da Associação de Tênis de Mesa dos EUA (USATT) e do Comitê Olímpico e Paralímpico dos EUA (USOPC). Apesar de obterem autorização para um agendamento emergencial, não houve vagas disponíveis a tempo para a realização da entrevista consular que permitiria a participação do atleta no torneio.

As regras do governo dos Estados Unidos restringem o acesso de cidadãos de países isentos de visto que tenham visitado Cuba desde 12 de janeiro de 2021, com exceções apenas para missões diplomáticas ou militares de países participantes do programa.

Calderano vive um excelente momento na carreira. No último fim de semana, ele conquistou o título do WTT Star Contender em Ljubljana, na Eslovênia, e se despediu da equipe alemã Ochsenhausen, que liderou por nove temporadas e com a qual encerrou sua passagem conquistando a Liga Alemã de tênis de mesa.

Com informação Agência Brasil. 

Compartilhar

Tags