ARGENTINA ADERIU G20

Após incertezas de Milei, Argentina adere à Aliança Global

País latino foi o último a aderir Aliança Global contra a Fome e Pobreza na cúpula dos G-20

Após gerar incerteza sobre a participação da Argentina no encontro do G-20, por conta do atraso do presidente Javier Milei, um dos últimos líderes políticos a chegar na cúpula dos G-20, evento que reúne as autoridades das maiores economias globais.

Mas o atraso do presidente argentino não foi a única que preocupou, como também a incerteza da participação da Argentina na Aliança Global contra a Fome.

Depois de negociações de última hora, Javier Milei decidiu que a Argentina fará parte da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, iniciativa essa feita pelo Brasil, atual país presidente do G-20.

A decisão ocorreu nesta segunda-feira (18), na cúpula do G-20, que está sendo realizada no Rio de Janeiro.

Até então, a Argentina havia sido a única nação integrante do G20 que não tinha aderido à aliança, que foi lançada na abertura da cúpula.

A adesão da Argentina ainda no dia do lançamento da aliança permite trocas interessantes entre os países, mas resta saber se Javier Milei irá concordar com os demais tratados da cúpula, como por exemplo, a proposta de taxação à super ricos, já que o presidente argentino é defensor ferrenho do capitalismo.

Atualmente, a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza soma 82 países, além da União Africana e da União Europeia, nove instituições financeiras, 24 organizações internacionais e 31 entidades filantrópicas e não governamentais, totalizando 148 membros fundadores.

Compartilhar

Tags