De acordo com a Agência Reuters, neste domingo, 17, Biden teria autorizado o uso de armas do país pela Ucrânia em ataque à Rússia.
Se a informação for confirmada, a autorização será uma mudança em como o país estava lidando com a guerra entre Rússia e Ucrânia.
O governo Zelenski, presidente da Ucrânia, está planejando o ataque ao país russo para os próximos dias, afirmou a fonte da agência. O ataque seria de longo alcance.
Uma possível causa dessa mudança dos Estados Unidos seria a parceria entre Rússia e Coreia do Norte, onde foram enviados 10 mil soldados para o país, que ajudariam na retomada da área de Kursk, mas Putin não confirma a informação. A liberação também é a realização de uma solicitação feita pela Ucrânia há tempos.
O conflito entre Rússia e Ucrânia acontece desde 2014, mas com sua ascensão em 2021 e 2022.
Em 2022 o então presidente Putin deu a ordem para invasão ao país ucraniano, através do leste. Lei marcial foi declarada a Ucrânia, causando caos ao país.
Com os ataques, várias medidas contra a Rússia foram tomadas, como exclusão do país de ações da ONU, blocos econômicos, e retiradas de empresas do local.
Com informações da Agência Reuters e Exame.